Quem não se lembra de Levy Fidelix? Se você não têm a menor ideia de quem seja este sujeito, na certa deve se lembrar da campanha eleitoral que o Presidente Nacional do PRTB fez à favor do aerotrem visando ocupar o cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Mas, mesmo com as derrotas nas disputas eleitorais, Levy Fidelix, enfim tem o que comemorar. Já está em construção a primeira linha de monotrilho, que nada mais é que o aerotrem tão defendido por Levy. Segundo a Revista Veja, parece que, finalmente, o Governo do Estado enxergou as vantagens que o sistema tem em relação ao metrô, chamado por Fidelix de “buraco de tatu”.
Para o presidente do partido, o monotrem é a solução mais viável neste momento, o equipamento tem um custo de 180 milhões de reais por quilômetro construído contra os 320 milhões do metrô, ou seja, metade do valor. Fora a vantagem financeira, outro ponto de destaque é a rapidez na construção, nos próximos 2 anos, devem ser entregues os 20,9km do monotrem, parte destes km's que corresponde a linha 2 - Verde que no futuro vai ligar a Vila Prudente até Cidade Tiradentes, e parte na linha 17 - Ouro que vai ligar o Morumbi, o aeroporto de Congonhas a estação Jabaquara.
Fidelix até têm razão quando se refere que a solução para o trânsito é investir no transporte público. Mas erra feio quando compara o Monotrilho ao Metrô Convencional. Enquanto se estima que os Monotrilhos que estão sendo construídos carregam no máximo 40 mil pessoas por hora/sentido, os Metrôs podem carregar mais de 60 mil usuários por hora/sentido. O próprio Metrô justifica a escolha do modal nestes trechos justamente pela demanda menor que em algum trecho que precisasse dos trens subterrâneos.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Monotrilhos aceleram/desaceleram menos, atingem velocidades menores e permitem carregar menos gente que Metro enterrado. Mas só perdem pra ele em capacidade operacional e podem ter o mesmo nível de gerenciamento remoto (CBTC tipo Metro 4 Amarela, entre outros).
ResponderExcluirO que ninguém fala é que este sistema sobre pneus especiais é bastante adequado para topografias difíceis, com grandes desníveis (rampas) e que exigem curvas mais fechadas. Exatamente o caso do Morumbi, por exemplo.
É acertada a opção do governo de SP de utilizá-los para ligação entre as linhas-tronco de Metro pesado.
E nunca é demais lembrar que nada impede monotrilhos de trafegar em nível e em túneis, quando necessário/oportuno.
O monotrilho é a solução para o transporte no momento é menos burocratico e exige menos desapropriações, ja o metro mostra-se totalmente o contrario. e as obras de monotrilho prometem ficar pronas até 2014, ano da COPA. Muitos de nossos politicos palhaços como Levy, Eneas, Tiririca tem visão de futuro.
ResponderExcluirMe sigam no twitter @falvesfelipeO monotrilho é a solução para o transporte no momento é menos burocratico e exige menos desapropriações, ja o metro mostra-se totalmente o contrario. e as obras de monotrilho prometem ficar pronas até 2014, ano da COPA. Muitos de nossos politicos palhaços como Levy, Eneas, Tiririca tem visão de futuro.
Me sigam no twitter @falvesfelipe