A tecnologia vem para somar, e para facilitar a vida. Como vivemos numa era em que podemos ter acesso a internet na palma da mão em qualquer lugar, podemos usar smartphones em redes sociais que auxiliam na mobilidade urbana, como nosso twitter. Mas nem sempre a bateria dos aparelhos acompanham a tecnologia que nele contêm.
Pensando nisso, uma empresa de tônicos e energéticos encontrou um jeito bem peculiar e sobretudo útil de promover seu mais novo produto. Em vários pontos de ônibus das cidades de Chicago, Los Angeles e Nova York, nos Estados Unidos, a fabricante instalou portas USB de 5 volts e as deixou à disposição de qualquer pessoa. Ou seja, qualquer cidadão pode recarregar a seus smartphones.
A ideia foi desenvolvida pela agência Crispin Porter + Bogusky, no entanto outras empresas já criaram conceitos parecidos, e muitos lugares oferecem tomadas para carregar eletrônicos, mas esse é o primeiro registro de energia gratuita e no meio da rua, para ser usada como bem entenderem os passageiros de ônibus.
Não seria uma má ideia para São Paulo, já que enfrentamos constantes panes no transporte público.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Não ia dar certo no Brasil, país de pessoas ignorantes.
ResponderExcluirIdéia boa e útil sim.
ResponderExcluirMelhor ainda se houver USBs 5V também dentro dos coletivos - ônibus, trens, aviões, barcos.
Custo baixo e benefício alto.
E o espaço das "tomadas" USB pode girar receitas publicitárias, que começariam cobrindo os custos de instalação e manutenção.