sexta-feira, 20 de maio de 2011

Notícia do Metrô na Mídia: Se discute política e se esquece benefícios para a população

Nesta quinta feira foi anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo a retomada das obras da linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, em letras grandes "mesmo com a suspeita de fraude". A suporta "fraude" foi denunciada pelo jornal Folha de São Paulo após reportagem publicada, onde o conteúdo dizia que as empresas envolvidas na licitação da obra teriam formado cartel. Mesmo o Ministério público ter considerado que existia indícios de fraude entre as empresas, nunca neste meio tempo houve pedido de suspensão dos contratos.






Mas, o que alguns jornais "esquecem" de divulgar, primeiramente que essa suspeita de fraude nada têm haver com o Metrô, e sim com as empresas envolvidas. Em por último, e talvez o que realmente importa: Enquanto isso a cidade de São Paulo fica mais tempo sem ter uma linha de Metrô extremamente importante. A zona sul, onde é previsto o ramal Metroviário é a região campeã em congetionamentos e índices de poluição atmosférica. A conclusão que se tira, é que tais jornalistas estão mais preocupados com o teor político, do que o prejuízo que a capital paulista ganha. 

Um comentário:

  1. Jornalistas poderiam, sim, fazer matérias investigativas sobre demanda maior ou menor de Metro na linhas propostas/projetadas. Linhas como a 18 e 19 - especialmente a última - seriam cruciais, mas não recebem nenhum destaque. Escreveram muito sobre o projeto de revitalização da região do Parque Dom Pedro e omitiram a Metro 18, que passa exatamente no local.

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