O tema "transporte público" vem ganhado destaque na mídia impressa e televisiva, claro que por conta dos problemas neste setor que éra para ser solução da poluição e da mobilidade. Hoje em entrevista a Globo, no lugar do secretário Municipal de transportes, Marcelo Cardinale Branco, Ivan Whately, assessor técnico da Secretaria disse que a prefeitura estuda uma forma de restringir a entrada dos taxis nas faixas exclusivas para ônibus na capital.
Mas, no último dia 4 de Abril a secretaria municipal de transportes renovou a permissão para os taxis, conforme nota divulgada no portal da prefeitura:
"A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) renovou, até 30 de setembro de 2011, a autorização para circulação de táxis nos corredores de ônibus da capital desde que os veículos estejam transportando passageiros.
A Secretaria adota essa medida porque considera que o serviço de táxi, destinado ao transporte de passageiros, contribui para a redução de congestionamentos."
Para a prefeitura a permissão do taxi, que transporta 2 pessoas nestas vias é mais eficaz que investir nas melhorias das faixas exclusivas, construir corredores de ônibus de verdade, com via segregada, linhas segregadas, bilhetagem externa para facilitar o embarque, enfim, uma rede de transporte com interligação dos ônibus com o sistema metrô-ferroviário, sem falar na concepção de uma rede de ciclovias para o transporte, e não apenas para o lazer aos domingos. Com tais disparates constatamos a mesma mentalidade de anos, década atrás: A prioridade para o transporte indivídual. A "gambiarra" feita pela prefeitura, trata-se de uma liberação provisória dos taxis nos corredores que começou em agosto de 2005 e é renovada de tempos em tempos por decreto.
A circulação de táxis nos corredores de ônibus é um erro que nunca deveria ter sido cometido. Além de ficarem zigue-zageuandono trajeto, entrando e saindo do corredor quando bem entendem, é preciso ter o seguinte princípio para ser levado em consideração: corredor é para transporte de massa, de média e de alta capacidade.
ResponderExcluirO grande problema é que se frerm princípios básicos técnicos de transportes em nome do partidarismo político.
Vale ressaltar que representantes legislativos que já representaram sindicatos de taxistas quepressionaram para a idéia não coerente com o princípio de transporte de massa de permitir o uso dos corredores pelos táxis.
Adamo Bazani
Enquanto isso, as pessoas expremidas nos ônibus, passando mal, se machucando ficam paradas no corredor, por causa desses malditos taxis que só atrapalham o transito. Só ver no corredor da Rebouças. Os taxis invadem o corredor, ai quando chega numa parada com semaforo, o onibus não tem como embarcar nem desembarcar os passageiros.
ResponderExcluirEstudos? Nem deviam ter deixado acontecer um negócio desses, taxi usar a faixa exclusiva. Daqui a pouco até caminhão tá usando, pô! Tem que tirar, pelo menos, nos picos.
ResponderExcluirLobby das cooperativas e associações. Vários vereadores são muito ligados a eles. O pior é que isso começou na gestão da Marta, e entra prefeito e sai prefeito e a liberação provisória continua.
ResponderExcluirEnquanto isso.....CELSO GARCIA sem o seu corredor....
ResponderExcluirSe o Kassab depender da Zona Leste para ganhar da zona leste não ganha nem para faxineiro de condomío.....
Esses idiotas q colocam comentarios bossais e sem fundamentos, ñ tem nenhum conhecimento sobre o assunto, certamente nunca utilizaram o serviço de taxi em SP, e com certeza utilizaram a faixa exclusiva com seus carros e tomaram multa...
ResponderExcluirquerem se livrar do congestionamento, então peguem
taxi...seus bossais...