sábado, 30 de abril de 2011

Prefeitura de SP assume que não cumprirá metas para transporte público.

A SPTrans confirmou nesta semana que não vai fazer tudo aquilo que prometeu para o transporte público em São Paulo. Dos 66 km de corredores de ônibus previstos até 2012, apenas a metade será feita até o ano que vem. Uma das obras vetadas pela prefeitura é o corredor Celso Garcia (30 Km), sob a alegação de por não ser um corredor segregado e com 66 paradas, ele não atenderia a demanda necessária da zona leste. Outras faixas exclusivas importantes que saíram do cronograma são a da Av. Berrine e da Av. Faria Lima. No lugar os técnicos da SPtrans querem o Monotrilho da M'Boi Mirim, projeto que não tem nem licitação e que custa muito mais que um corredor de ônibus nos moldes de Curitiba e que transporta o mesmo número de passageiros. 


Veja: Kassab e o descaso com o transporte público.


Corredores prometidos


- O corredor Radial Leste, com 12 km, onde é estudada a cobrança de passagem fora do veículo para facilitar o embarque;
- Capão Redondo/Vila Sônia, com 12 km; 
- Binário Santo Amaro, com 8 km, que já está em licitação para as obras. 
- Casa Verde/Lapa/Centro, com 5,5 km, 
- Varginha/Parelheiros, com 8 km, estão em processo de elaboração de projeto."


Os corredores de ônibus são uma solução para o trânsito nas cidades, só que é preciso um projeto bem elaborado, com a segregação de linhas e da via, e não apenas uma faixa exclusiva com um monte de coletivos amontoados, e passível de invasores, os carros de passeio que não respietam e prejudicam ainda mais a circulação dos ônibus.

5 comentários:

  1. Eu nem me revolto mais. Vejo que os nossos governantes prometem em época de eleição e depois esquecem.

    Tudo o que se faz é para facilitar a circulação de carros.

    Eu me lebro que a vinte anos atrás, só entravam no centro velho (Rua Boa Vista e Rua Xavier de Toledo) onibus e taxis.

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  2. Com o custo para fazer uma linha de metro que demora cerca de 6-7 anos para ser entregue, dava para fazer 400 km de corredores na cidade de São Paulo em curto espaço de tempo melhorando a vida de muitos mais pessoas.
    O prefeito Kassab erra ao optar somente em colocar dinheiro no Metrô de São Paulo.

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  3. Berrini é mais um corredor-símbolo de São Paulo desprezado pela Prefeitura.

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  4. Prefiro investir no metrô e demora 6 a 7 anos pra ficar pronto do que investir em corredor!
    Mas, a questão é que a prefeitura tem condições de investir nos dois sim, pra onde está indo o dinheiro?

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  5. E como sempre, o corredor Celso Garcia (essencial para a região de São Miguel, Itaim Paulista e Penha) virou fumaça...

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