Reveja matéria que fala sobre atraso na renovação da frota de trólebus do nosso portal
Trólebus novos
Em nota ao jornal, a SPTrans informou que "a fabricante que fornecia os veículos pediu concordata e descumpriu os contratos assumidos para fornecimentos de novos trólebus ao consórcio leste 4". No entanto a SPTrans diz que já estão em testes novos modelos.
Esta fabricante citada, trata-se da Busscar, que sofre com problemas financeiros desde 2002. Sobre outros modelos, um deles da Ibrava/Iluminatti opera desde 2010. O terceiro é da empresa CAIO/ELETRA que rodou em testes em 2009, porem hoje roda na empresa Metra,
que opera o corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara.
Trólebus Ibrava |
Trólebus Caio - atualmente na Metra (7401) |
Trólebus não têm 32 anos
A reportagem trouxe uma informação incompleta. O chassi destes 140 trólebus realmente foram fabricados entre 1979 e 1981, foram adquiridos pela CMTC 290 veículos. Entretanto entre 1996 e 1998 foram reformados 285 deste trólebus pela antiga operadora Eletrobus. Nesta reforma foram modernizadas toda a parte eletronica, além dos chassis que prolongou a vida útil, sem contar na nova carroceria Marcopolo Torino GV.
A SPTrans vem com esta desculpa da insolvencia da Busscar desde 2009. Sinceramente a SPTrans precisa é pegar no pé da operadora para que compre estes 130 trolebus restantes.
ResponderExcluirA Prefeitura de Sao paulo também é responsável pelo que acontece com os trolebus como por exemplo a quebra de rede, pois há avenidas que não vêem a cara do asfalto há anos (celso Garcia é um bom exemplo).
A quebra da rede também é culpa dos motoristas que não tem incentivo da empresa que em vez de incentivar só pune o motorista isso tem que acabar. Só quem tem amor à profissão é que cuida e tem mais zelo pelo que faz.
E sem contar que a Eletropaulo a ultima manutenção preventiva foi em 2003. Fatos que infelizmente foram omitidos da reportagem.