O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin esteve hoje na garagem da Metra, empresa que opera o corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara para a entrega de 26 novos Ônibus, sendo 11 articulados de 18 metros com capacidade para transportar 116 passageiros e mais 15 do tipo Padron, de 15 metros de comprimento, cujo carregamento pode chegar até 99 usuários. Esses veículos são equipados com motor eletrônico Euro 3, cuja emissão de gases é menor.
Trólebus
Junto com o Governador, esteve o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, que adiantou que no corredor não rodará apenas trólebus, pelo menos a médio prazo, mesmo com a extensão da rede elétrica de Piraporinha (Diadema) até o Terminal Jabaquara: "Não seria viável aposentar esses novos veículos recem entregues para a substituição de trólebus. Assim que a vida útil desses ônibus forem se esgotando, vamos substituindo por trólebus", disse o secretário.
Alckmin lembrou a importância dos ônibus elétricos, pela sua eficácia na operação e a inquestionável poluição zero desses veículos. A Metra deve receber mais Ônibus Elétricos em breve.
Trólebus é perfeito para corredores, principalmente os segregados. Em trajetos normais gera excesso de cabos com poluição visual. Ideal seria que rodassem só com baterias, mas há o tempo de recarga, o custo e o peso. Híbridos combustão-elétricos poderiam ser considerados, como os carros de passeio que começam a surgir.
ResponderExcluir