segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ampliação da Linha 4 - Amarela nesta segunda deve tirar passageiros do Ônibus e lotar Metrô

A ampliação no horário de funcionamento da Linha 4-Amarela e do trecho final da Linha 2-Verde (Estações Tamanduateí e Vila Prudente) deve fazer com que muitos usuários que utilizam os ônibus migrem para o sistema metroferroviário. De acordo com dados divulgados pela SPTrans na semana passada, o Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, por exemplo, registrou, em agosto, queda de 25 mil usuários por dia útil em relação ao mesmo mês de 2010 - caiu de 400 mil para 375 mil passageiros.


A Prefeitura atribui a queda ao fato de a Linha 4-Amarela - paralela ao corredor - ter passado a fechar mais tarde, absorvendo, assim, parte da demanda do fim da tarde. Situação parecida ocorreu no Expresso Tiradentes, ex-Fura Fila. O serviço foi usado por 5 mil pessoas a menos na média de junho, ante igual período de 2010. A redução se explica pela extensão da Linha 2-Verde à Vila Prudente.


Especialistas apontam que a tendência é de que essa migração aumente a partir desta segunda (12), quando o trecho entre as Estações Butantã e Paulista da Linha 4 passará a operas das 4h40 à meia noite. Além disso, o ramal será ampliado ao centro. "Com o tempo, as pessoas passarão a usar os ônibus para os trajetos curtos e o metrô para os mais longos", diz Rogério Belda, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos.


Linha 4 - Amarela deve ter grande aumento de passageiros


Com a inauguração das estações Luz e República, a linha chegará ao centro e se integrará às linhas 1-Azul (a partir da Luz) e 3-Vermelha (República) e às linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM. Com essas novas integrações, o número de passageiros da linha amarela, que hoje é de 190 mil por dia, deve mais do que dobrar ainda neste ano. Em 2012, deve saltar ainda mais, para 700 mil, apontam dados do Metrô.


"Não esperamos superlotação, mas temos a perspectiva de trem cheio. Não existe a ilusão desse conforto que tem hoje", comentou Luís Valença, presidente da concessionária que administra a linha amarela, ViaQuatro, em entrevista à Folha de S.Paulo.


Os passageiros que passarão a usar a Linha 4-Amarela não necessariamente serão novos usuários do Metrô. Muitos deles já utilizavam o sistema, mas passarão a fazer um trajeto mais conveniente, aproveitando as interligações na Luz e na República - além das novas ligações com a 1-Azul e 3-Vermelha, o ramal já se conectava com a 2-Verde e a 9-Esmeralda da CPTM.


Mas as estações Luz e República também trarão à rede cerca de 224 mil novas pessoas por dia, segundo projeções feitas pelo professor Samy Dana, da Escola de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas), e pelo analista João Gabriel Viol, da Consultoria Júnior de Economia da FGV.


Por outro lado, o Metrô espera que o fluxo de passageiros diminua cerca de 20% na estações Sé e Paraíso.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. Significa que o pleito passa a ser CBTC operando nas Metro 1, 2 e 3 para aumentar número de trens reduzindo os intervalos. Já que 8 passageiros/m2 ainda é problema que deverá aumentar índices de insatisfação.

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