Ricardo Guimarães | Diário da CPTM |
São 45 km de extensão e tempo de percurso estimado em 25 minutos. Os trens atenderão à demanda da população entre Jundiaí, importante polo regional, e a cidade de São Paulo, com um meio de transporte rápido, econômico e não poluente, em concorrência as linhas de ônibus intermunicipais semi-rodoviárias.
Após conclusão do projeto funcional, serão darás as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento, a localização das estações, a inserção urbana da linha e avaliação ambiental preliminar que subsidiarão a contratação dos projetos de engenharia (básicos e executivos), o estudo preliminar de modelagem e outros itens para sua implantação, que poderá ser na modalidade PPP (Parceria Publico Privado).
É desconhecido qual será o valor da passagem, no entanto o Expresso Jundiaí deverá ser competitivo não somente do ponto de vista econômico, mas principalmente por apresentar redução do tempo de viagem, segurança, confiabilidade e conforto, atraindo usuários do sistema de transporte coletivo sobre pneus e automóveis.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
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