Mesmo sem a certeza real da volta da linha 2101 para a operação dos trólebus, a Eletropaulo continua instalando a rede aérea no viaduto estaiado da Rua Padre Adelino, no Tatuapé, já que no orçamento do viaduto é previsto a readequação da rede elétrica. Nos últimos dias foram instaladas os braços de sustentação dos "fios trolley". A linha que liga a Praça Silvio Romero até o centro da capital na Praça da Sé, roda desde 2008 com veículos à diesel.
O fator obscuro é por conta da escolha dos veículos elétricos que vão rodar na linha, já que alguns trólebus da carroceria Marcopolo Torino GV foram encostados sob a justificativa da SPtrans de não terem mais condições de rodar. No entanto não foram substituídos por novos trólebus, como prevê o edital, este que diz bem claro que até 2010, a cidade deveria ter 140 novos trólebus, e não apenas 12 como roda atualmente.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Linha Sé-Silvio Romero, trólebus ou diesel, basicamente repete a - lotadíssima - Metro 3 Vermelha.
ResponderExcluirTrólebus pela nova estaiada é muito bom (melhor seria indução/sem fios), mas linha vir desde a Sé não faz sentido. É a mesma situação que se repete em tantas rotas, culminando com a nova linha Metro 4 Butantã-Luz. Cadê Integração e Planejamento?!
Para mim é mais um elefante branco que temos que aturar e ver, de tão belo e se tornando subutilizado antes mesmo de começar a funcionar. Passo todos os dias em frente a obra e não me alegra muito ver o dinheiro investido se jogado fora de tal maneira que é
ResponderExcluirSou incondicional admirador dos trólebus e torço pela rápida volta da operação deles na linha Praça Sílvio Romero--Praça da Sé.
ResponderExcluirA fiação não polui em nada o aspecto visual do viaduto. Pelo contrário, dá até certo charme e requinte às estruturas.
Renato, fiz de carro o trajeto da linha a partir da Rua Pereira Barreto e percebi que os cabos de alimentação foram quase totalmente removidos. Você poderia esclarecer por quê?
Nas próximas eleições, vamos banir da cidade a inimiga dos trólebus, em cuja gestão as zonas sul, oeste e norte perderam um transporte limpo, ágil, silencioso e não-poluente.
Abraços e parabéns pelo 'site'!
Obrigado amigo...
ResponderExcluirNão estou sabendo desta da pereira barreto...vou averiguar...
Grande abraço