O Metrô vai adquirir mais trens para o sistema, sendo ao todo nesta nova leva, 41 novas composições. 26 trens para a Linha 5-Lilás, e mais 15 para operar nas linhas 1, 2 e 3.
Os 26 trens da linha 5 que vão se juntar aos atuais 8 trens da frota F. Serão produzidos pela fabricante CAF, na sua fábrica no município paulista de Hortolândia, após vencer este ano uma concorrência internacional, com o valor de R$ 371.629.347,08. Os trens vão servir para a explosão de demanda que a linha vai sofrer devido a expansão do Capão Redondo até a estação Chácara Klabin (integração com a Linha 2-Verde), passando pela estação Santa Cruz (Linha 1-Azul). O trecho já está em obras. O cabeça de série será entregue em 2013, ano da inauguração da estação Adolfo Pinheiro, e posteriormente os demais trens serão fornecidos dentro de um período de um pouco mais de 3 anos.
Além da aquisição dos novas composições da Linha 5-Lilás, no próximo dia 28, a companhia vai realizará audiência pública para discutir a aquisição de 15 novos trens para as linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Este reforço da frota das linhas vem de encontro com o novo sistema de sinalização que está sendo implantado, chamado CBTC, que até o final do ano vai controlar os trens da linha 2, e no final de 2012 as linha 1 e 3. Este novo sistema permite que mais trens passe por hora, e que as composições possam se aproximar até 15 metros de distância umas das outras, além de aumentar a velocidade dos trens.
O que me parece não está definido quais destes trens vai para cada linha, já que o metrô pretende unificar as frotas para todas os ramais, ou seja, durante a operação comercial os trens poderão ser remanejados de uma linha para outra, por necessidade operacional. Isto explica o por que dos mapas indicarem as 3 linhas, nos trens modernizados.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Pesquisa origem/destino tm que ser apliada, intensificada e rer tabulação on line, para todos os interessados confirmarem se as maiores demandas estão sendo realmente priorizadas.
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