Nesta quarta feira (29/06) durante vistoria da nova plataforma da estação pinheiros da CPTM, o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse aos jornalistas que dos R$ 2 bilhões prometidos pela prefeitura de São Paulo, previstos para obra do Metrô, apenas metade (R$ 960 milhões) foram destinados até agora. No entanto, essa verba não está fazendo falta, explica o secretário: "Há recursos da Prefeitura que não estão sendo usados, porque o dinheiro é carimbado. A Prefeitura já passou para a Linha 17 mais de R$ 300 milhões, só que como há liminar não podemos assinar o contrato e não estamos utilizando o dinheiro".
Atrasos no cronograma de construção de algumas linhas, como a 5-Lilás, que teve a construção paralisada pelo Metrô por suspeita de fraude na licitação, mas sem provas, e também na Linha 2- Verde, o problema de repasse da Prefeitura não está pesando tanto. "Não houve negociação com a Prefeitura porque não houve pressão financeira. Aparentemente até o final do ano não precisaremos desse dinheiro, mas temos que ver o ritmo das obras. Ano que vem acho que a história vai ser diferente. Espero que comecemos janeiro a todo vapor, com quatro obras do metrô e outras duas da CPTM, que vão demandar bastante recurso", afirmou Jurandir Fernandes, de acordo com publicação no site do Estadão.
Fazendo as contas
Algumas especulações do que seria estas obras citadas pelo secretário, mas sem a confirmação oficial:
4 obras do Metrô
- Linha 2 - Verde (trecho Vila Prudente - Hospital Cidade Tiradentes em Monotrilho)
- Linha 6 - Laranja (trecho entre Brasilândia e São Joaquim)
- Linha 4 - Amarela (Construção da 2º fase - estações Higienópolis Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo - Morumbi e Vila Sônia)
- Linha 17 - Ouro (Trecho entre Jabaquara e Morumbi)
A linha 5 Lilas já tem verba destinada desde 2010, e a linha 18-Bronze (monotrilho do ABC) terá verba do PAC (Governo federal)
2 Obras da CPTM
- Linha 9 - Esmeralda (prolongamento entre Grajaú e Varginha, conforme promessa de campanha do Governador)
- Linha 13 - Jade (Trem de Guarulhos)
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Com a aprovação do Rodoanel Norte e o TAV iminente, seria crucial iniciar também as ferrovias ao aeroporto GRU: Metro e CPTM.
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