O movimento do Metrô da Paulista aumentará 50% e ampliará superlotação da Linha Verde. Os frequentadores da avenida símbolo de São Paulo estão agora em sintonia com o cotidiano dos trens da periferia da região metropolitana.
O fluxo de passageiros começou a aumentar em março, com a ampliação do horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente. Na sequência, houve a inauguração das estações Butantã e Pinheiros, da Linha 4 – Amarela, com integração na estação Publicidade Consolação da Linha 2 – Verde.
Rapidamente, a movimentação subiu de 450 mil para 550 mil usuários diários e ampliou o efeito lata de sardinha; de seis passageiros por metro quadrado no pico. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse esperar uma melhor distribuição com as estações República e Luz, da Linha 4 – Amarela.
O Metrô avalia que, em 2014, a Linha 2 – Verde receberá mais de 800 passageiros diários; quase o dobro da movimentação atual. O ramal já interligado à Linha 1 – Azul passou a se integrar à Linha 4 – Amarela, que, por sua vez, está conectada em Pinheiros com a Linha 9 da CPTM.
A expansão da Linha Verde uniu a Vila Madalena à Vila Prudente, e na estação Tamanduateí existe a ligação com a Linha 10 da CPTM. Em Vila Prudente haverá um monotrilho, metrô de menor capacidade, até a Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo.
A Associação Nacional de Transportes Públicos aposta em maior distribuição dos passageiros com interligação do Metrô e CPTM. Em entrevista, Aílton Brasiliense também lembra que, ao mesmo tempo, haverá um aumento considerável de usuários. Segundo o secretario de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, após as inaugurações Luz e Republica, a demanda de usuário será melhor distribuída.
O Metrô ampliará o horário de funcionamento da Linha 4 – Amarela no próximo dia 29 de junho, das 4h40 até a meia-noite. Em outubro, serão inauguradas as estações República e Luz, da Linha 4 – Amarela, com a ligação com o centro de São Paulo e trens da CPTM.
Com as informações de Jovem Pan
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário