terça-feira, 10 de maio de 2011

Via Trolebus traz detalhes da nova linha 6-Laranja do Metrô-SP

Trens sem condutores, portas de plataformas continuam...


Na primeira semana de maio o Metrô realizou uma audiência pública para apresentar à população detalhe da futura Linha 6 - laranja, que inicialmente vai ligar o bairro da Brasilândia a estação São Joaquim da linha 1-azul totalizando 15,3 km que vai transportar 638.000 passageiros por dia. Toda está extensão será subterrânea.


Via permanente e CBTC


A grande novidade é a volta do terceiro trilho que alimenta as composições, usadas nas linhas 1, 2, 3 do Metrô.  A bitóla (largura dos trilhos) será de 1435mm, igual das linhas 4 e 5, que é conhecida por "padrão internacional". O Metrô prioriza começou a priorizar este tipo de trilho para facilitar a aquisição de material, já que o padrão internacional é mais facilmente encontrado para compra.  É previsto o uso do CBTC, e o intervalo médio entre os trens será de 75 segundos.


Trens


Estão previstos 29 trens para o trecho, com o sistema driveless, ou seja, sem condutores, composições de 6 carros com passagem livre entre eles. capacidade nominal de 1650 passageiros, e um nível de conforto de 6 passageiros em pé/m2. Mas será mesmo que só vai ter este número de pessoas?
Ar condicionado, câmeras de vigilância, sistemas de detecção de incêndio também são previstos nas composições.






Nas estações


Escadas rolantes inteligentes que ajustam a velocidade de acordo com o fluxo de usuários. As portas plataformas continuam na linha 6. A arquitetura das estações também devem priorizar a iluminação natural visando economia de energia. Os bloqueios serão de vidro, iguais as novas estações da linha 2 e 4.






Estação Angélica de Fora


Moradores que não gostam de Metrô e que gostam de trânsito vão ficar felizes. A estação Angélica está de fora do projeto e volta a estação Pacaembu. Fontes disseram que após análise do distânciamento entre as estações e os pontos a serem atendidos, o Metrô considerou melhor retomar a estação Pacaembu, que está entre  as estações Cardoso de Almeida e Higienópolis, além de estar em um local com mais dificuldade de acesso por conta da topografia. 

Fonte: http://www.metro.sp.gov.br/expansao/linha6/aud_linha_6_final.pdf  

3 comentários:

  1. Tirar Angélica e botar Pacaembu prioriza faculdades/escolas em detrimento dos muitos prédios comerciais e clínicas da Angélica. Parece razoável, se a Pacaembú implantasse BRT para acessar Metro 3 e prosseguir pela Bras Leme.

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  2. A Angelica é um ponto comercial importante alem de termos o Shopping Higienopolis por perto, deveria ser mantida ao inves de atender os moradores ricos da região que se locomovem de carro.

    Agora só uma correção é que o Jurandir Fernandes disse que as portas de plataformas não seria importantes nas linha antigas pois o custo de adaptação é elevado, mas nas novas seria levando em conta até porque teriamos o uso do driverless nos carros.

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  3. Olá Ricardo, obrigado pelo comentário e ainda mais pela correção...

    valeu!

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