Nossa viajem começa na estação Grajaú da linha 9 da CPTM. A última das 18 estações da linha que vêm da cidade de Osasco, e passa pela capital Paulista na marginal Pinheiros totalizando 32,5 km de extensão.
Estação Pinheiros da linha 9-Esmeralda da CPTM |
Neste terminal é possível utilizar a linha 6L11 TERMINAL GUAJAÚ - ILHA DO BORORÉ.
A linha é operada pela CooperPam, viação que é mantida por moradores da região, e o que impressiona é a boa conservação dos ônibus. O trajeto compreende desde ruas bem estreitas cercadas pela mata atlântica, passando pela balsa que liga a Avenida Da. Belmira Marin e a Estrada Taquacetuba. O Ponto final é na segunda Balsa na divisa entre São Paulo e São Bernardo do Campo.
Espera para travessia da balsa |
Vista da segunda Balsa. São Paulo |
São Bernardo do Campo |
Já em São Bernardo do Campo, no trecho entre a 2º e a 3º balsa é possível o embarque na linha 34 com a denominação "Balsa - Taquacetuba" mantida pela prefeitura da cidade com prestação da SBCTrans sem cobrança de tarifa. Após desembarque e travessia mais uma vez a pé pela 3º balsa, é possível a utilização da linha 29 denominada "Balsa - Rudge Ramos" que passa pelo Terminal Metropolitano de Ferrazólopolis, possibilitando o acesso ao Corredor Metropolitano de trólebus do ABD.
Linha 34 da SBCTrans |
Todo o trajeto, contando desde a estação Grajaú até o desembarque no corredor de trólebus, tem a duração aproximada de 2h30min. O que mais impressiona no passeio é natureza tão perto da tão poluída e barulhenta São Paulo, ainda que estivemos lá em um dia de muita chuva e vento.
Os Onibus que circulam por esse linha e outras no extremos Sul de São Paulo são novos porque foi garantida uma remuneração maior as cooperativas na linha chamadas ambientais. A unica coisa que podemos chamar de ambiental nessa historia é por onde o ônibus circula, porem como são linhas de longa distancia, menor IPK e as vezes de dificil acesso, até justifica uma remuneração maior.
ResponderExcluirOlá, tenho 29 anos e moro no Grajaú; eu tenho certeza que, infelizmente, 7 anos se passaram e os trólebus em geral, que operavam os bairros das zonas norte, sul e oeste, estão cada vez mais parados e até podres nas garagens das empresas. Até hoje a maioria dos trólebus só circulam os bairros das zonas central e leste e nos outros bairros em geral só circulam os ônibus movidos ao óleo diesel normal e poluente; a grande parte da população está morrendo vítima de problemas respiratórios e os pulmões estão cheios de fumaça do óleo diesel. Por isso nós preferimos encher os nossos olhos de fios aéreos que se instalam nos postes aéreos do que encher os nossos pulmões de fumaça do óleo diesel que causa as graves doenças nos nossos pulmões, porém, os políticos, os governadores e os prefeitos não estão nem aí com essa providência que está sendo tomada por todas as pessoas devido as questões, as discussões e até as burocracias polêmicas e por isso até hoje esses projetos dos trólebus que circularão os 96 os bairros distritais e periféricos da cidade de São Paulo não saíram do papel. Nós estamos todos indignados com essa situação e queremos que os trólebus voltem a circular os bairros das zonas norte, sul e oeste e, além dos bairros das zonas central e leste, coloquem e implantem os trólebus nas linhas das empresas de ônibus 1 (verde claro), 2 (azul escuro), 3 (amarelo claro), 4 (vermelho claro), 5 (verde escuro) , 6 (azul claro), 7 (vermelho escuro), 8 (laranja) e 9 (cinza) em 96 bairros distritais e periféricos da cidade de São Paulo e também em todos os terminais de ônibus, principalmente nos terminais Grajaú e Varginha. Vamos todos cobrar dos políticos, dos governadores e dos prefeitos. Se a providência não for tomada com a urgência e nem sair do papel, todos nós ficaremos cada vez mais tristes com essa situação; mas, se ela for tomada com a urgência e sair do papel, aí sim que todos nós ficaremos alegres e gratos.
ResponderExcluirUma boa reportagem é um exemplo bom obrigado
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