Futura Est.Vila Prudente - Foto:Sergio Mazzi |
A liberação das licenças da linha 2 - Verde, publicada no “Diário Oficial” de ontem, traz uma lista com 60 exigências que terão de ser cumpridas pelo consórcio responsável pela obra.
Entre elas estão a construção de uma ciclovia com 10,3 quilômetros sob o monotrilho, bicicletários nas estações, o pagamento de R$ 5,2 milhões em compensação ambiental, a implantação de corredores e calçadas verdes (que facilitem a drenagem das chuvas) e a adaptação dos cruzamentos no entorno das estações para portadores de necessidades especiais.
O consórcio também terá que apresentar uma solução para o trecho elevado que cortará o Complexo Viário Ragueb Chofi, na altura da avenida Aricanduva. O viaduto ainda aguarda a aprovação da licença ambiental pela Secretaria do Meio Ambiente.
Com 21,7 quilômetros, o trecho entre Oratório e Cidade Tiradentes será dividido em duas etapas. No total, o percurso contará com 15 estações. A primeira fase do Expresso Tiradentes, entre as estações Vila Prudente e Oratório, já está em obras.
É previsto um investimento total de R$ 2,4 bilhões nas obras. Estima-se 500 mil pessoas por dia que utilizarão o Monotrilho.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
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