Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Linha 6 - Laranja do Metrô terá 32 Km de extensão, e ligará a Rodovia dos Bandeirantes até a Zona Leste

Revelado mais detalhes da nova linha 6-Laranja, que será a próxima obra metroviária à ser construída, e está tendo um certo empenho por parte do Governo de São Paulo. O anúncio foi feito em um seminário ocorrido em maio realizado pela FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) intitulado "Seminário Cresce Brasil Copa do Mundo 2014". 


Quando concluída em toda sua extensão prevista, a linha percorrerá uma distância de 34 Km passando por 32 estações, que ligará o extremo Oeste nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes, até a zona leste na Cidade Lider. São previstos 20.706 milhões para a execução da obra.


Primeiro Trecho


A primeira fase da linha compreende entre as estação Brasilândia - São Joaquin, com 13,5 km de extensão. Semanas atrás foi realizada a primeira Audiência Pública.


Reveja aqui reportagem


Até o final do ano deve ser publicado o edital de pré-qualificação e concluído o projeto básico. Já no começo do ano que vêm o Metrô prevê concluir o projeto básico de sistemas, o DUP (Decreto de Utilidade Pública), onde acontecem as desapropriações. As obras devem começar no quarto semestre de 2012. Os trens que serão de 6 carros, sem condutores, devem começar a chegar no começo de 2014. O Governo pretende começar a operar este primeiro trecho no terceiro semestre de 2016.


Segundo trecho


O Metrô pretende concluir o projeto funcional, básico civil e o edital de pré-qualificação já em 2012 do segundo trecho da linha que vai da estação São Joaquim  até a estação Anália Franco com 8,4 km.


Terceiro Trecho


A terceira fase da linha 6-laranja vai zona leste à dentro, partindo da estação Anália Franco até a Cidade Líder, ao todo 6,1 km. O Metrô prevê concluir o projeto Básico Civil em julho de 2013, e até o final deste ano publicar o edital da Obra Civil. Até o final de 2014 o governo quer ter canteiros de obras para o segundo e terceiro trecho da linha.


Quarto trecho


A última fase da linha é da Brasilândia até a estação Bandeirantes com mais 6,1 Km com prazos à definir.


Clique para ampliar




Estações previstas


- Bandeirantes
- Vila Clarice  - Integração com a Linha 7 - Rubi da CPTM
- Centro de Convenções Pirituba
- Velha Campinas 
- Morro Grande
- Brasilândia
- Vila Cardoso
- Itaberaba - Hospital Vila Penteado
- João Paulo I
- Freguesia do Ó
- Santa Marina
- Água Branca -  Integração com as linhas Linhas 7 - Rubi e 8 - Diamante da CPTM
- SESC Pompeia
- Perdizes
- PUC - Cardoso de Almeida
- Angélica - Pacaembu conforme anunciado
- Higienópolis - Mackenzie - Integração com a Linha 4 - Amarela
- 14 Bis
- Bela Vista
- São Joaquim Integração com Linha 1 - Azul
- Aclimação
- Largo do Cambuci
- Alberto Lion
- Parque da Mooca
- Vila Bertioga
- Vila Canero
- Anália Franco - Integração com a Linha 15 - Branca
- Montemagno
- Renata
- João XXIII
- Vila Antonieta
- Cidade Líder
.
.
.

2 comentários:

  1. É incrível como o governo continua ignorando a região da Vila Maria nos projetos de metrô.

    ResponderExcluir
  2. Com a passagem dessa linha na Vila Clarice assim a estação aonde o os trens da Linha-07 param vai ser totalmente reconstruída, juntamente com a estação Água Branca!!! Isso é ótimo para a população que utiliza a Linha-07 Rubi, assim ela poderá ser quase considerada como linha de METRO... Pois não adianta ter intervalos de 3 min., mais sim uma frota totalmente moderna e com sobras (caso aconteça um incidente tenha trens a disposição para repor o fato ocorrido) e também estações de ponta (modernas e totalmente acessível).

    ResponderExcluir