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terça-feira, 13 de setembro de 2011

A vez da CPTM: Companhia atinge marca de 2,5 milhões de usuários por dia

Agora é a vez da CPTM bater novo recorde. No ultimo dia 6, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos atingiu a marca histórica de 2.509.522, menos de um mês depois do Metrô ter chegado na casa dos 4 milhões de usuários por dia. O número registrado pela CPTM é 15% superior à média diária de dezembro de 2010. O crescente carregamento das seis linhas da CPTM se explica pela ampliação metroviária e, de acordo com o governo do Estado, pela modernização da rede.


Se por um lado, o serviço prestado melhorou, por outro, mostra a superlotação agravada por intervalos excessivos entre as composições. Na Linha 7-Rubi, por exemplo, há, em média, 8,4 pessoas por m², quando o ideal e considerado confortável é de até 6 usuários por m².


Outro fator para esse aumento de demanda, são as novas estações de integração com o Metrô. A linha 9 - Esmeralda, por exemplo, possui integração com o sistema metroviário em duas paradas: Pinheiros e Santo Amaro. A média diária de passageiros que fazem a transferência cresceu 44% entre agosto do ano passado e o mesmo mês deste ano: hoje são 66,2 mil por dia.


Estes números mostram que cada vez mais o Governo do Estado terá que igualar os dois serviços, o que não ocorrerá a médio prazo. Com a troca da sinalização previstas para as 6 linhas da CPTM, o esperado é que nos próximos anos as ligações ferroviárias reduzam o intervalo para 3 minutos, bem diferente dos 85 segundos que estão sendo implantados na linha 3 - vermelha do Metrô.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. Instalar sinalização - CBTC - não deveria demandar prazo longo, desde que CPTM tivesse bom acesso à TI/desenvolvimento de softwares do Metro; afinal está aumentando exataemnte a interação entre os dois.

    Consta que trens do Metro teriam maior capacidade de frenagem e já estariam recebendo sistemas anti-deslizamento para aceleração e frenagem, o que aumentaria velocidade média inclusive na chuva e permitiria menores intervalos entre trens. Estas modificações seriam mais trabalhosas e longas para CPTM.

    O Governo parece certo quanto ao aumento pela modernização. Pelo menos na 9 Esmeralda parece ter diminuído sensivelmente o preconceito com "o trem".

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