Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prefeitura amplia faixa exclusiva de ônibus da Radial Leste

A prefeitura de São Paulo vai ampliar a faixa exclusiva de ônibus da Radial Leste, a partir do dia 22 deste mês, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. A nova faixa dos coletivos será implantada à direita no trecho entre as ruas Wandenkolk e Pinhalzinho, no sentido bairro, e entre as ruas Carlos Silva e da Figueira, no sentido Centro. A secretaria Municipal de Transportes diz que a fluidez do transporte coletivo na região deve melhorar 15% com a medida.


O horário de funcionamento será entre 10h e 23h no sentido bairro, de segunda a sexta-feira. No sentido Centro, a faixa exclusiva operará 24 horas.
Ainda segundo a secretaria, atualmente a Radial Leste já possui 4,4 km de faixa exclusiva e 4 km de faixa preferencial nos dois sentidos. Com a ampliação, os ônibus terão um total de 11,4 km de faixas exclusivas nos dois sentidos.


No entanto, não há previsão para a segregação de linhas na região.


Restrições aos caminhões


A prefeitura quer restringir os caminhões na Radial Leste, considerada Via Estrutural Restrita (VER), até a Avenida Aricanduva. Os caminhões ficam proibidos de transitar de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h - exceto nos feriados. Atualmente, os caminhões não podem circular das 5h às 10h e das 16h às 21h, no trecho que vai da Rua da Figueira até a Avenida Pires do Rio.


A fiscalização será realizada pelos agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Há ainda cinco radares fixos dotados de Leitura Automática de Placas (LAP) instalados ao longo da via. Serão instaladas 227 placas de sinalização de regulamentação ao longo da Radial Leste e de seus acessos. Os veículos de fretamento também terão seu trânsito restrito no mesmo trecho da via, que passará a fazer parte da Zona de Máxima Restrição de Fretamento, de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário