Nesta terça feira (06) o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai entregar 2 novos trens para a linha 9 - Esmeralda da CPTM. Trata-se de composições produzidas pela empresa Caf em Hortolândia, da série 7500. O Visual externo é idêntico aos novos trens da série 7000. Mas no salão em cada carro é notável uma grande diferença: alguns assentos estão dispostos de lado, assim como os trens da Linha 4 - Amarela, ou de séries antigas da CPTM, como a 1700 ou 4400 por exemplo. A ideia e carregar um maior número de usuários em pé, com isso levar mais passageiros, já que a linha que liga Osasco ao Grajaú possui características de um ramal metroviário, com muitas estações ao longo do percurso, sem contar com a crescente demanda que a antiga linha C ganhou depois da integração com o Metrô em Pinheiros. Serão 8 trens da série 7500. A foto é de Diego Silva, do blog CPTM em Foco.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
É boa notícia, tanto os trens novos quanto seguir o caminho técnico e operacional da Metro 4 Amarela com quem a CPTM 9 Esmeralda se integra.
ResponderExcluirMas evolução mesmo seria composições variáveis, como em Berlim. Manter bons intervalos entre trens com custo e aproveitamento operacional compatíveis