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sexta-feira, 22 de julho de 2011

Impasse no Trem bala pode acelerar o trem paulista

O governo de São Paulo quer anunciar este ano a abertura de processo para instalação para uma rede de trens regionais que vai interligar Campinas, Grande São Paulo, Sorocaba e a Baixada Santista. O projeto prevê conexão entre os aeroportos de Viracopos e Congonhas — dois dos maiores hubs de transporte aéreo do País.


Alckmin quer ampliar a capacidade de transporte de pessoas para atender à demanda na Copa de 2014 e prevê utilizar a tecnologia de trens sobre trilho de média velocidade e de monotrilhos. No entanto a demora na solução para a licitação do tav, em função de não ter aparecido nenhum interessado no projeto na última segunda-feira, pode atrasar a implantação do projeto nas regiões de Campinas e São José dos Campos, por onde o projeto do TAV prevê passagem.


Alckmin, pelo menos oficialmente, não quer bater de frente com o governo federal. A assessoria de imprensa do governador informou que espera uma definição sobre o TAV para detalhar o projeto estadual. Em caso de o trem rápido sair do papel, os projetos de Campinas e São José podem ser modificados. Estudos sobre o assunto estão sendo feitos pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

3 comentários:

  1. Discussão desnecessária.
    Se Alckmin fizer os regionais modernos 150 a 200km/h a Baixada Santista e Região de Sorocaba terá dado enorme passo sem interferir com TAV e Governo Federal.

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  2. Trens de média velocidade muito mais eficientes em média distâncias (até 1000km) é um fato. Muitos especialistas dizem, se realmente vingar isso seria uma boa. Devemos apoiar!

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  3. Se realmente for verdade, será uma ótima iniciativa, lembrando que os trens são o meio de transporte mais em conta.
    Sou totalmente à favor dos Trens, não sendo os Trens do Levi Fidelix, é Claro...

    Ótima e melhor iniciativa para o Alivio do Trânsito caótico de São Paulo.

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