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quarta-feira, 15 de junho de 2011

Leilão do TAV foi mantido e deve acontecer no dia 29 de julho, diz o governo

O governo federal não vai reduzir a tarifa de R$ 200 para o trem bala, que vai ligar o Rio de Janeiro a São Paulo, e mantém leilão do TAV para o mês que vem. A Agência Nacional de Transportes Terrestres pretende finalizar o edital de licitação nos próximos dias, para a disputa que será feita no dia 29 de julho. O leilão já foi adiado duas vezes, mas a ANTT descarta alterar o valor máximo para o trajeto. Vamos ver... 


O governo pretende, via BNDES, emprestar R$ 20 bilhões ao projeto do trem-bala, mas garante que o risco caberá à iniciativa privada. No total os recursos envolvidos e as dificuldades construtivas são: mais de R$ 35 bilhões em todo o projeto, 91km em túneis (grande parte em São Paulo) e 108kms em pontes. Pelo menos cinco consórcios estrangeiros já demonstraram interesse em disputar a concessão. Podem formalizar proposta o japonês Mitsui, o francês Alston, o canadense Bombardier, o alemão Siemens e o brasileiro-coreano Trends.


De acordo com a reportagem da Jovem Pan, o projeto do Trem de Alta Velocidade recebe críticas de especialistas em transportes, que defendem uma outra prioridade no país. O professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, diz que a mobilidade urbana deveria receber investimentos urgentes.


O Trem bala deve beneficiar um número reduzido de passageiros, de classe beneficiada. Se esse recurso fosse empregado na expansão do metrô no Rio e em São Paulo beneficiaria uma quantidade muito maior de pessoas, que pegam por exemplo o metrô lotado todos os dias. Qual é o mais democrático?


Nosso portal quer saber a sua opinião sobre o TAV. No lado direito do blog logo abaixo de "últimas noticias" colocamos uma enquetes perguntando se o TAV é uma prioridade. Na hora da formulação desta postagem a parcial da pesquisa estava empatada, 51% diz que é prioridade contra 49% que diz que o TAV não é prioridade. Vote!




Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

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