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sábado, 5 de março de 2011

Meta da prefeitura de renovar 70% dos trólebus está longe de ser atingida

A Agenda 2012, é um Programa de Metas para a Cidade de São Paulo, que visa o compromisso do governo municipal para com a população. Define metas de curto, médio e longo prazos que traduzem o plano de governo. Sua elaboração atende às exigências da Emenda nº 30 à Lei Orgânica do Município, aprovada pelo Legislativo em fevereiro do ano de 2008


Dentre as 223 metas do município, a de número 85 que pertence ao grupo de metas "Cidade Sustentável" prevê a renovação de 70% da frota de trólebus. Trata-se da compra de 140 novos trólebus, em substituição aos 140 Ônibus Elétricos Marcopolo Torino GV/Scania que foram reformados no final de década de 90.


Meta longe de ser alcançada


Esta meta que a prefeitura traçou para os trólebus, na verdade é cláusula contratual que a empresa Himalaia assinou para operar as linhas, e está muito longe de ser alcançada. Dos 140 veículos previstos no contrato de licitação até 2010, apenas 12 rodam na cidade. Segundo o presidente do consórcio André Lisandre, a viação Himalaia está em negociação para compra de 50 trólebus Caio Millenium II. Veja aqui

Foto: Samuel Tuzi



Proteste


Faça a sua parte de cidadão preocupado com o meio-ambiente. Acesse o site Agenda 2012, e faça sua reclamação da meta 85 da renovação dos trólebus.

13 comentários:

  1. Olá.
    Parabéns pelo trabalho!
    Há alguma previsão de os trólebus voltarem a operar no Terminal Casa Verde? Percebo que, apesar da precariedade, ainda existe rede aérea em todo o trajeto da linha, desde a Av. Rio Branco, após o Terminal Princesa Isabel, até a Av. Eng. Caetano Álvares.
    Agradeço.

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  2. Olá

    Não existe previsão de volta dos trólebus na casa verde. A prefeitura precisa primeiramente fazer valer o contrato da himalaia que obriga a compra de 140 novos trólebus, porem apenas 12 foram adquiridos...Sem novos trólebus, sem Casa Verde

    Obrigado

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  3. Olá, Renato Lobo.
    Agradeço a resposta anterior e aproveito para perguntar: 1) considerando-se a existência de rede aérea na maior parte do trecho da linha Praça Sílvio Romero-Praça da Sé, após a Rua dos Trilhos, os trólebus voltarão a operar na região? 2) Alguma possibilidade da reativação dos trólebus das linhas Pinheiros, Butantã, Belém, Mandaqui, Tucuruvi, Santa Terezinha, Parque Peruche, Cásper Líbero e Santa Cruz? 3) Por que, nas linhas Santa Margarina Maria e Gentil de Moura, também trafegam ônibus a "diesel"? 4) Por que a rede aérea existente na Rua da Glória está inoperante há anos?
    Agradeço.

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  4. Vamos lá:
    1: Existem projetos para a volta da linha 2101, e indícios de colocação da rede no novo viaduto. Mas faltam trólebus. Nos próximos dias estaremos postando algo à respeito.
    2: Nenhuma possibilidade já que a prefeitura retirou a rede e vendeu.
    3: À pedido da Himalaia algumas linhas de trólebus dividem com ônibus comum, segundo a operadora por constantes panes na rede elétrica.
    4: rede da Rua da Glória é usada ocasionalmente quando é preciso interditar a Conselheiro Furtado para reparos no sentido bairro, inclusive poucos anos atrás ela foi usada por algumas horas...

    Abraços

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  5. Boma gostaria de saber uma coisa da qual até agora não escute nenhum tipo de comentário.A linha 3160 hoje esta fazendo como seu ponto final o terminal Vila Prudente como todos sabem.Más ao termino do novo terminal urbano de onibus que o Metro está contruindo os trolebus vão passa para lá como todas as linhas ou vai ficar no terminal velho mesmo?

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  6. Boma gostaria de saber uma coisa da qual até agora não escute nenhum tipo de comentário.A linha 3160 hoje esta fazendo como seu ponto final o terminal Vila Prudente como todos sabem.Más ao termino do novo terminal urbano de onibus que o Metro está contruindo os trolebus vão passa para lá como todas as linhas ou vai ficar no terminal velho mesmo?

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  7. Olá, Renato.
    Mais uma vez, sou-lhe grato pelas respostas esclarecedoras.
    A propósito, os trólebus da linha circular Terminal Princesa Isabel—Parque Dom Pedro II não vão voltar o operar? O que foi feito dos trólebus que circulavam na linha 2101? Qual a destinação da precária rede aérea existente na Rua Antônio de Godói, na Av. Cásper Líbero, em parte da Rua Santa Ifigênia e da Av. Tiradentes e na Rua São Caetano? Aguardo.

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  8. Sobre os trólebus irem ao novo terminal, seria o lógico...mas nem sempre o lógico é feito quando se trata de alguns gestores públicos...

    Não existem previsão de retorno dos trólebus para a linha 2003 (Pq.Dom Pedro/Princesa Isabel), mesmo que tenha rede no trajeto. Os trólebus que faziam a linha 2101 foram remanejados para outras linhas.

    A rede da São Caetano foi usada recentemente como teste para trólebus em corrente alternada. Foi usado o veículo 7752. os testes acabaram e a rede permanece desativada. Existe previsão para reforma destes trechos de rede junto com o resto da malha, como previsto no edital de licitação da empresa que vai cuidar da rede aérea. Mas não é previsto nenhuma linha.

    Qualquer dúvida, estou à disposição

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  9. Para quando está prevista a entrega de mais um trolebus novo?E a abertura da licitação de quem vai cuidar da rede?

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  10. Existe alguma previsão de reativação de trólebus na região da Penha de França e na Rua Comandante Cantinho,pois existe rede aérea nestes endereços,os trólebus passam pela Penha,mais nas ruas abaixo como Rua Pe. Benedito de Camargo e Rua Rodovalho Júnior na 342M,queria saber se na Penha de França voltariam a circular os trólebus ?

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  11. Não existe previsão. Os trólebus circulavam no passado por estas vias, mas depois houve uma remodelação no itinerário.

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  12. Pq é tão visível a condição que a Himalaia cuida de sua frota e a prefeitura não a pune e coloca outra empresa para operar os veículos,se isso continuar acontecendo os trólebus novos,vão ficar mal preservados como os marcopolos,que graças a Himalaia estão assim,seria bom se os trólebus fossem da Consórcio Plus,pelo menos estariam bonitinhos e bem cuidados,vcs não concordam comigo,até mais.

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  13. o que impede os outros consorcios de operarem trolebus,eu sei que a himala é detentora da conseção e as outras.

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