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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

População avalia transporte público em São Paulo

Desde 1985 a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) faz pesquisas para saber qual a percepção dos passageiros que utilizam metrô, trem e ônibus na região metropolitana de São Paulo. Grande parte das 3 mil pessoas ouvidas, avaliaram que o transporte melhorou desde o ano passado. Serviços como os ônibus da capital e o metrô foram considerados bons ou excelentes por pelo menos seis em cada 10 entrevistados. A reclamação que é unanimidade é a lotação dos veículos ou vagões

Metrô
A pesquisa mostrou que o metrô é o meio de transporte mais bem avaliado pela população. Em 2009, 82% achavam o serviço bom ou excelente. Em 2010, esse índice foi para 84%.
Linha 1 - Azul: em 2010, 85% dos entrevistados consideraram excelente/boa, mesmo percentual de 2009.
Linha 2 – Verde: foi avaliada como excelente/boa por 84% dos entrevistados, contra 88% na edição passada.
Linha 3 – Vermelha: registrou percentual de excelente/bom de 73% contra 74% em 2009.
Linha 5 – Lilás: avaliação positiva cresceu de 86% em 2009 para 90% em 2010




Nota-se que a Linha 2 - Verde caiu 4 pontos percentuais, mas é importante lembrar que o ramal teve um acréscimo na demanda de usuários com a Inauguração de novas estações na região Sudeste da cidade de São Paulo, como Sacomâ, Vila Prudente e Tamaduateí, esta que tem integração com a Linha 10 -Turquesa da CPTM servindo a população do ABC. O antigo ramal Paulista sempre foi conhecido por ter menores lotações em horário de pico, e agora com o aumento da oferta, inclusive de mais trens na linha somado a maior extensão, o passageiro mais antigo notou essa diferença refletindo na pesquisa.

CPTM
A aprovação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos também aumentou de 50% para 54%, enquanto a índice de insatisfação caiu de 26% para 18%. Isso deve-se a modernização e expansão da frota da CPTM, acarretando à menores intervalos
Linha 7 - Rubi: Foi a que registrou maior crescimento no número de avaliações positivas, de 43% para 50%, e de redução das percepções negativas, de 40% para 27%.
Linha 8 - Diamante: computou crescimento positivo de 47% para 51% e redução de 38% para 28% das percepções negativas.
Linha 9 - Esmeralda: Houve queda de 67% para 62% no quesito excelente/bom. O índice de insatisfação subiu de 21% para 22%.
Linha 10-Turquesa: Foi a linha mais bem avaliada neste levantamento - o índice excelente/bom subiu de 63% para 64%, entre 2009 e 2010, enquanto que o de insatisfação caiu de 24% para 15%
Linha 11 - Coral(Expresso leste - Luz - Guaianazes): Teve reduções de 57% para 53% na avaliação positiva e de 24% para 22% na percepção negativa
Linha 11 - Coral(Banda B - Guaianazes - Estudantes) Neste trecho a avaliação excelente/bom subiu de 51% para 55% e a percepção negativa caiu de 32% para 19%.
Linha 12-Safira: Registrou avaliação positiva de 51% contra 47% em 2009 e queda do índice negativo de 36% para 27%.




É importante dizer que essa queda na satisfação do usuário da Linha 9-Esmeralda que liga o bairro do Grajaú à cidade de Osasco, deve-se ao aumento da oferta do serviço oferecido com novas estações e novos trens incorporados à frota, aumentando a procura pela população.



SPtrans
Os ônibus municipais da cidade de São Paulo foram considerados bons ou excelentes por 59% dos entrevistados. Em 2009, o índice era de 50%. Mas quanto à avaliação dos corredores de ônibus, a situação piorou: o índice de aprovação caiu de 58% para 53%.



Corredor Metropolitano de Trólebus do ABD    
No corredor São Mateus/Jabaquara/Brooklin continua aparecendo bons resultados. O item "excelente e bom" se manteve dentro da média, de 72% para 70%, e a percepção negativa caiu de 12% para 9%, entre 2009 e 2010, índices muito acima de outros sistemas sobre Pneus, como na cidade de São Paulo. Vale lembrar que parte dessa satisfação é graças aos trólebus com toda suas vantagens de conforto, além da questão da poluição do ar.



Mesmo com uma avalanche de matérias sensacionalistas e muita vezes tendenciosas que vêm aparecendo aos montes na mídia, com maior intensidade na época das eleições de 2010, a pesquisa muito bem feita pela ANTP mostra que o passageiro notou melhora no serviço prestado. Não sejamos ingênuos em pensar que toda a questão da mobilidade está resolvida na Megalópole, falta muito o que fazer. Entretanto é de se convir que alguns órgãos de imprensa financiados por "terceiros" tratam uma simples anormalidade do metrô, como uma falha mortal.
Só um exemplo: No ano passado houve um próblema com um pantógrafo na linha 7 da CPTM em um trem da série 7000. Alguns jornais anunciaram o ocorrido como "acidente na CPTM"


Fique esperto! 

Um comentário:

  1. é lamentável esta imprensa marron, é mais fácil fabricar "UMA VERDADE" do que ir atrás "DA VERDADE".

    BOA MATÉRIA RENATO

    ABRAÇOS
    MARCOS GALESI

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