sábado, 30 de abril de 2011

Trem veloz? Justiça Federal adia decisão sobre o TAV

A decisão sobre o pedido de suspensão do processo de licitação do projeto de construção do trem de alta velocidade (TAV) feito pelo Ministério Público Federal foi adiada por pelo menos 10 dias. Na audiência pública realizada na quarta-feira (26), o juiz da 9ª Vara Federal, Antonio Corrêa, recebeu da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informações sobre o projeto que prevê a interligação ferroviária das cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. As informações devem ser analisadas pelo juiz, promotores e especializados, antes do agendamento de uma nova audiência ou anúncio de uma decisão sobre o caso.

O MPF recomenda a suspensão da licitação até que sejam tomadas medidas para regulamentar o tansporte rodoviário, como a concessão de novas autorgas para todas as linhas de transporte rodoviário interestadual e internacional do País. O Ministério Público considera as medidas essenciais para que seja feita uma comparação de preços entre as passagens de trem e ônibus.

O leilão do TAV já foi adiado duas vezes e deve ocorrer no dia 29 de julho.

Fonte: EPTV

Top 5 do transporte sobre trilhos neste final de semana

Trem reformado do Metrô pode começar a operar nésta segunda feira. A Informação corre nas redes sociais  dos entusiastas de transporte sobre trilho, porem não há informação Oficial do Metrô.
Linha 4-Amarela abre as portas mais cedo: Nesta segunda, dia 2, a mais nova linha do metrô, ou melhor, da ViaQuatro começa a operação às 4h40, porem fecha as portas ainda às 15h00. No próximo dia 16 o Governo entrega a estação Pinheiros.
O Governo de SP entregou mais 3 trens novos esta semana. Ao todo já circulam 38 trens só da série 7000 (a mais nova da CPTM). São previstos mais 2 desta serie, 8 da série 7500 para linha 9-Esmeralda, 36 da série 8000 para a linha 8-Diamante, e mais 9 da série 9000 para o expresso leste.  
Trecho entre Vila Prudente e Sacomã continua com velocidade reduzida:  No  aplicativo "Direto do metrô" na página da companhia é possível ver o status apresentando a anormalidade. Os trens rodam em uma velocidade de 20 a 30 km neste trecho que ainda passa por testes de implantação do novo sistema, o CBTC, que vai dar mais agilidade a mobilidade reduzindo intervalos entre as composições.
30 de Abril é o dia do Ferroviário. Nosso portal parabeniza todos aqueles que trabalham nas ferrovias e ajudam  a fazer um transporte mais democrático nas cidades.

Prefeitura de SP assume que não cumprirá metas para transporte público.

A SPTrans confirmou nesta semana que não vai fazer tudo aquilo que prometeu para o transporte público em São Paulo. Dos 66 km de corredores de ônibus previstos até 2012, apenas a metade será feita até o ano que vem. Uma das obras vetadas pela prefeitura é o corredor Celso Garcia (30 Km), sob a alegação de por não ser um corredor segregado e com 66 paradas, ele não atenderia a demanda necessária da zona leste. Outras faixas exclusivas importantes que saíram do cronograma são a da Av. Berrine e da Av. Faria Lima. No lugar os técnicos da SPtrans querem o Monotrilho da M'Boi Mirim, projeto que não tem nem licitação e que custa muito mais que um corredor de ônibus nos moldes de Curitiba e que transporta o mesmo número de passageiros. 


Veja: Kassab e o descaso com o transporte público.


Corredores prometidos


- O corredor Radial Leste, com 12 km, onde é estudada a cobrança de passagem fora do veículo para facilitar o embarque;
- Capão Redondo/Vila Sônia, com 12 km; 
- Binário Santo Amaro, com 8 km, que já está em licitação para as obras. 
- Casa Verde/Lapa/Centro, com 5,5 km, 
- Varginha/Parelheiros, com 8 km, estão em processo de elaboração de projeto."


Os corredores de ônibus são uma solução para o trânsito nas cidades, só que é preciso um projeto bem elaborado, com a segregação de linhas e da via, e não apenas uma faixa exclusiva com um monte de coletivos amontoados, e passível de invasores, os carros de passeio que não respietam e prejudicam ainda mais a circulação dos ônibus.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prefeitura de SP estuda retirar Taxis das faixas exclusivas dos ônibus

O tema "transporte público" vem ganhado destaque na mídia impressa e televisiva, claro que por conta dos problemas neste setor que éra para ser solução da poluição e da mobilidade. Hoje em entrevista a Globo, no lugar do secretário Municipal de transportes, Marcelo Cardinale Branco, Ivan Whately, assessor técnico da Secretaria disse que a prefeitura estuda uma forma de restringir a entrada dos taxis nas faixas exclusivas para ônibus na capital.

Mas, no último dia 4 de Abril a secretaria municipal de transportes renovou a permissão para os taxis, conforme nota divulgada no portal da prefeitura:

"A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) renovou, até 30 de setembro de 2011, a autorização para circulação de táxis nos corredores de ônibus da capital desde que os veículos estejam transportando passageiros.
A Secretaria adota essa medida porque considera que o serviço de táxi, destinado ao transporte de passageiros, contribui para a redução de congestionamentos."

Para a prefeitura a permissão do taxi, que transporta 2 pessoas nestas vias é mais eficaz que investir nas melhorias das faixas exclusivas, construir corredores de ônibus de verdade, com via segregada, linhas segregadas, bilhetagem externa para facilitar o embarque, enfim, uma rede de transporte com interligação dos ônibus com o sistema metrô-ferroviário, sem falar na concepção de uma rede de ciclovias para o transporte, e não apenas para o lazer aos domingos. Com tais disparates constatamos a mesma mentalidade de anos, década atrás: A prioridade para o transporte indivídual. A "gambiarra" feita pela prefeitura, trata-se de uma liberação provisória dos taxis nos corredores que começou em agosto de 2005 e é renovada de tempos em tempos por decreto. 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mais protesto na M'Boi Mirim. Passageiro continua sofrendo com serviço caro

Moradores da região da M Boi Mirin, e membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fizeram nesta manha de quinta feira (28) mais um protesto para melhorias do transporte público na região. A manifestação seguiu pela Estrada do M’Boi Mirim até a subprefeitura da região, na Avenida Guarapiranga. Os manifestantes chegaram a bloquear as vias. Por volta das 9h30, cerca de mil pessoas participavam da manifestação. Às 11h20, não havia mais reflexo no trânsito da região.


 Houve confronto entre a polícia e manifestantes. De acordo com Guilherme Boulos, membro do MTST, não houve manifestantes que tenham agredido os policiais militares que acompanhavam o protesto. O Sub-prefeito do M'Boi Mirin Edilberto Ferreira Mendes chegou a dizer em entrevista para a rádio CBN que o protesto éra de caracter político, na tentativa de descaracterizar o real problema dos moradores na região.


- A Velocidade média dos ônibus é de 15 km/h
- São quase 8 km de extensão
- 54 linhas trafegam na faixa
- 300 Mil pessoas passam pelo corredor por dia
- Alguns moradores demoram até 4 horas pra chegar no trabalho


A prefeitura diz que tem um projeto de monotrilho para região, e o Governo do estado apresentou como uma possível solução, estudos de prolongamento da linha 5 lilás do Capão Redondo até o jardim Ângela. Entretanto ambos não sabem dizer quando que os passageiros vão ter um transporte decente. Foi este ponto que revoltou alguns manifestantes que deram entrevista a TV.


A região sofre a tempos com a mobilidade, e pouca coisa foi feita, ou as soluções não foram pensadas a médio e longo prazo. Especialista do setor e até mesmo o antigo secretário de transporte metropolitano, José Luiz Portella já alertaram que a solução pra região é um transporte de anta capacidade.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Governo confirma Inauguração da Estação pinheiros para 16 de maio. Linha 4 terá horário ampliado


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na manhã desta terça-feira (26) que a Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela do Metrô, será inaugurada no dia 16 de maio, conforme foi adiantado pelo nosso Portal. Alckmin disse também que a partir do dia 2 de maio a Estação Butantã, também da Linha 4, vai funcionar das 4h40 até as 15h. Hoje, ela só abre às 8h.  As estações só devem operar nos fins de semana a partir do fim do ano, quando serão inauguradas as Estações Luz e República. O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, ressaltou que a integração deve ser feita até 30 de junho.
Em janeiro, a Estação Pinheiros iniciou a fase de testes. A construção ficou a cargo do consórcio Via Amarela. A Linha Amarela terá 12,8 km de extensão e vai ligar o bairro da Luz (região central) à Vila Sônia (Zona Sul).
Até agora, só as estações Faria Lima, Paulista e Butantã foram inauguradas. Junto com as paradas República e Luz, a de Pinheiros faz parte da primeira fase da obra, que, de acordo com o Metrô, custou R$ 3,8 bilhões (incluindo participação privada).
A previsão do Metrô é que cerca de 350 mil pessoas passem por dia pelas estações Pinheiros e Butantã. Para entrar em Pinheiros, o usuário não encontra catracas, mas portas de vidro que se abrem quando a passagem é paga. Até a plataforma, distante 30,95 metros da superfície, o passageiro opta por escadas comuns, 32 escadas rolantes e dois elevadores. A construção tem ao todo seis andares.
Grande parte do teto da Estação Pinheiros contém vidro, aproveitando a luz natural. As escadas rolantes têm sensores e só funcionam quando alguém chega perto. Para esperar o trem, se for o caso, há bancos para obesos.
A plataforma, que tem 132 metros de comprimento, é toda cercada por uma barreira de vidro. O objetivo é evitar que as pessoas se machuquem durante o embarque e o desembarque. As portas se abrirão quando a composição parar. O caminho até o trem é traçado com o chamado piso direcional, usado por pessoas com deficiência visual.
A operação da estação ficará sob responsabilidade do consórcio ViaQuatro. A empresa diz que os trens já passam pelos trilhos, fazendo testes. As composições, assim como em toda a Linha 4, não terão condutor nem separação entre os vagões. A energia elétrica que move o trem fica no teto, evitando acidentes por choque.
No dia 12 de janeiro de 2007, um acidente no canteiro de obras da Estação Pinheiros deixou sete mortos.
Fonte: G1

Kassab, e o descaso com o transporte público


Uma das promessas de campanha do prefeito da cidade de São Paulo Gilberto kassab, o transporte público parece que saiu da lista de prioridades. Boa parte das ações previstas para o setor que é fundamental para a capital paulista, simplesmente não está sendo feita, ou está em atraso. Anteriormente este canal mostrou o descaso com a renovação da frota de trólebus. Dos 140 previstos até 2010, apenas 12 rodam. Reveja a matéria


Mas a coisa é pior. Foi relacionadas as 10 pêndencias no site da UOL, sendo que 3 delas falam sobre a mobilidade urbana:


Novos corredores de ônibus


Na Agenda 2012, Kassab prometeu entregar 66 km de corredores de ônibus, mas nenhum quilômetro ainda foi implantado. Mais da metade da quilometragem prometida (34 km) é formada por monotrilhos --nenhum quilômetro dessa modalidade foi inaugurado--, que possui tecnologia, operação e capacidade diferentes dos corredores de ônibus.


Resposta da prefeitura: "Novos corredores em fase de elaboração de projeto deverão ser implantados até 2012. São eles: corredor Radial Leste, com 12 km; Capão Redondo/Vila Sônia, com 12 km; corredor Berrini, com 3,5 km; e o binário Santo Amaro, com 8 km, que já está em licitação para as obras. Além desses, os novos corredores Casa Verde/Lapa/Centro, com 5,5 km, e Varginha/Parelheiros, com 8 km, estão em processo de elaboração de projeto."




Nove terminais de ônibus


Dos nove terminais de ônibus prometidos, apenas um foi construído. O plano de metas prevê que quatro terminais sejam entregues até agosto desse ano, mas apenas um terminal está sendo erguido. Os outros não saíram do papel.


Resposta da prefeitura: "Os terminais de Perus, Novo Parelheiros, terminal rodoviário satélite Itaquera e terminal rodoviário satélite Vila Sônia estão em fase de projeto. O novo terminal trimodal Jardim Ângela (Monotrilho/Metrô e ônibus) está em processo de elaboração de projeto e as obras devem ser iniciadas no início do próximo ano."


Redução da tarifa de ônibus


Em agosto de 2008, durante a disputa para a Prefeitura de São Paulo, Kassab disse que iria se esforçar para reduzir ao máximo o preço da tarifa do ônibus. "O nosso objetivo é tarifa zero. Eu sempre disse que como homem público não vou sossegar enquanto ela não for zero. Eu tenho essa meta de vida", disse. No entanto, em janeiro desse ano, a tarifa de ônibus na capital paulista subiu de R$ 2,70 para R$ 3 --variação de 11%, o dobro da inflação do período-- após decreto de Kassab. Um ano antes, o prefeito já havia ordenado aumento de R$ 2,30 para R$ 2,70. Ou seja, em seu segundo mandato, Kassab subiu a passagem de R$ 2,30 para R$ 3, aumento de 30%.


Resposta da prefeitura: "A Secretaria Municipal dos Transportes esclarece que o reajuste da tarifa busca equilibrar o valor da passagem e o valor investido nas compensações tarifárias, que beneficiam cerca de 1,8 milhão de passageiros (idosos e deficientes que não pagam a passagem e estudantes que pagam 50% da tarifa), gerando uma economia de recursos que serão investidos em projetos para beneficiar o sistema de transporte público da Capital."

segunda-feira, 25 de abril de 2011


Frota de carros aumenta 20 mil por mês em SP


Nos últimos anos, milhares de paulistanos das classes C e D realizaram o sonho de comprar um carro. Tudo graças ao aumento da renda familiar e do acesso a mais crédito. Por isso, a frota paulistana não para de crescer. Este ano, a frota de veículos só na capital paulista já chegou a mais de 7 milhões. Segundo o Detran, a frota aumenta, em média, 20 mil por mês.
O número de carros circulando na cidade de São Paulo é preocupante. Além dos congestionamentos, os veículos são responsáveis por 90% da poluição da cidade. De acordo com o professor de Economia Ambiental da UFRJ Carlos Eduardo Frikmann Young, é preciso criar algumas políticas no trânsito.
“A frota aumentou consideravelmente e as ruas não têm como expandir. Então, você vai ter que, ao mesmo tempo, criar políticas para impedir o uso do automóvel, uma situação paradoxal. Por um lado você incentiva a aquisição do automóvel e por outro lado você proíbe o seu uso.”
Francisco usou o transporte público por 12 anos, para trabalhar e estudar. Cansado de pegar o ônibus lotado e demorar até quatro horas para chegar em casa, decidiu investir em um carro próprio. Ele financiou o saldo em 36 vezes, mas diz não se arrepender. “Uma conta a mais, mas também um conforto a mais. Posso viajar, posso sair com meus filhos, não preciso depender de um ônibus.”
Segundo o especialista em tráfego Horácio Figueira, o problema na hora do transporte é que os ônibus são mais lentos. Mais paulistanos usariam o transporte público se não houvesse tanto congestionamento. “Eu preciso dar velocidade para essas linhas nos corredores e faixa exclusiva, eu preciso dar conforto e frequência. Hoje você não tem nada disso. Você não tem velocidade, não tem conforto e não tem frequência e nem confiabilidade.”
Fonte: G1

domingo, 24 de abril de 2011

SP só vai ter uma rede de Metrô decente em 2020, diz especialista


Mesmo com obras de expansão, especialistas apontam que o ritmo de crescimento do Metrô de SP ainda é tímido. Leia a reportagem que foi publicado na UOL:


Os longos anos de falta de investimento no Metrô de São Paulo não vão permitir que seja deixado um legado nesse tipo de transporte para a população até a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Segundo Telmo Giolito Porto, professor de ferrovias da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o panorama mais otimista é que a demanda pelo metrô seja atendida somente a partir de 2020.
“Se imaginarmos o horizonte de 2020, São Paulo terá seu transporte equacionado porque o metrô hoje tem 70 quilômetros de malha. Se forem construídos mais 100 quilômetros, o que é perfeitamente possível, ficaremos com 170 quilômetros. Somando-se aos 260 quilômetros da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], tem-se uma malha de 430 quilômetros, o que é muito razoável para São Paulo”, disse o professor, em entrevista à Agência Brasil.
A falta de legado no transporte de metrô para a Copa também é citada por José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (Aeamesp) e por Ciro Moraes dos Santos, diretor de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e também operador de trem.

“Já está degradado agora, imagina com uma população gravitacional durante os eventos das Olimpíadas e da Copa do Mundo, colocando mais 4 milhões ou 5 milhões de pessoas de fora da cidade para andar no sistema”, disse Santos. Hoje, segundo a companhia do metrô, são transportadas 3,7 milhões de pessoas diariamente nas cinco linhas existentes (uma delas, a amarela, com apenas três estações e funcionando em horário especial). A previsão da companhia é que esse número chegue a 5 milhões de usuários por dia em 2014.

Segundo Santos, para atender os cerca de 20 milhões de moradores da região metropolitana de São Paulo, o metrô deveria ter, pelo menos, 200 quilômetros de extensão. Hoje, segundo a própria companhia, o metrô tem 70,6 quilômetros de extensão e 61 estações. A previsão para 2014 é que chegue a 80 quilômetros de extensão, atendendo a 72 estações.
De acordo com o sindicalista, o metrô de São Paulo não consegue hoje atender à demanda porque passou anos sem investimento. “A negligência dos gestores públicos do estado e do país nos deixaram numa condição de defasagem muito grande”, disse Santos.

A Companhia do Metropolitano informou que São Paulo constrói atualmente 1,9 quilômetros de metrô por ano, semelhante a Paris, na França, mas abaixo de Santiago, no Chile, que constrói 2,3 quilômetros anualmente. “O metrô de São Paulo começou tarde, em 1974, quando a cidade já tinha 6 milhões de habitantes. Hoje estamos implantando três linhas de metrô simultaneamente”, informou a companhia, em resposta à Agência Brasil.
“A taxa de crescimento anual do metrô por quilômetros de via caiu. Chegou a ser quase 2,5% e hoje estamos abaixo de 2%. Temos que retomar uma taxa de crescimento adequada de quilômetros por ano. Temos que ter no país uma visão de longo prazo”, defendeu Baião.
Para ele, ter uma extensão maior do metrô para atender ao aumento da demanda é algo que deveria ter sido pensado como parte de um projeto de infraestrutura a longo prazo para a cidade. E não para atender apenas a um evento pontual como a Copa do Mundo.
“No caso desses eventos que vão ocorrer, a Copa e as Olimpíadas, infelizmente não vamos conseguir deixar legado nessa área. Os sistemas de infraestrutura e de transporte do metrô são coisas que temos que fazer e cuidar permanentemente para atender à necessidade da população dessas cidades. E, assim, aquele evento pontual simplesmente seria atendido por essa infraestrutura”, disse Baião.

Segundo o presidente da Aeamesp, o ideal nas grandes cidades do país é que uma pessoa conseguisse chegar à rodoviária ou ao aeroporto, por exemplo, deslocando-se até o hotel ou a um restaurante utilizando o metrô como opção. Hoje, em São Paulo, ao desembarcar no Aeroporto de Congonhas, o transporte só é possível por meio de ônibus ou táxis.
“Isso é uma infraestrutura de que a cidade já deveria dispor e não porque vai ter uma Copa. Mas, infelizmente, não vamos deixar um bom legado nessa área porque não planejamos essas coisas mais atrás. O que vai ocorrer, a curto prazo, são soluções paliativas que não resolverão os problemas de mobilidade das pessoas e que estão mais concentradas em corredores de ônibus”, afirmou o presidente da Aeamesp, citando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana, que prevê investimentos principalmente para sistemas de ônibus.

Para a Copa do Mundo, o metrô afirma que a previsão é que sejam concluídas obras nas linhas 2-verde, 4-amarela, 5-lilás, 6-laranja e 17-ouro, além da Linha 15-branca e do VLT (veículo leve sobre trilhos) até a cidade de São Bernardo do Campo (SP). As novas estações previstas até a Copa do Mundo serão Luz, República, Pinheiros, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia (linha amarela), Vila Prudente e Oratório (linha verde) e Adolfo Pinheiro (linha lilás). Para este ano, o orçamento previsto é de R$ 4,4 bilhões. Para os outros anos, o orçamento só será definido no segundo semestre deste ano.

Para o professor Porto, embora o metrô não seja suficiente para atender a toda a demanda da população até a Copa do Mundo, as obras que estão sendo realizadas pelo governo do estado vão ajudar a diminuir o problema. “Até a Copa, certamente não teremos a situação ideal, mas já teremos trechos para atender alguma coisa a mais. E o metrô não é o principal problema da Copa. Temos a questão das arenas, dos aeroportos, da hotelaria”, acrescentou.
Fonte: UOL

O secretário em entrevista a imprensa nésta semana, pediu à Justiça que seja realizado um esforço para analisar as pendências que impedem as obras na linha 5-Lilás. "As pendências devem ser tratadas como emergências. Não achamos que tenha que se passar por cima da Justiça, mas faça-se então um mutirão para analisar esses casos", disse. "Esse é o Brasil. Temos dinheiro, temos projeto e temos a população demandando e nós não conseguimos fazer uma obra".

Sobre a ampliação da Linha-5 Lilás do Metrô, Fernandes disse que o governo está refém da Justiça. Disse que o Ministério Público (MP) pediu para que o governo do Estado aguarde as provas oficiais da investigação sobre indícios de fraude na licitação e o depoimento do jornalista da Folha de S.Paulo que denunciou a suspeita. O jornal teria antecipado o resultado da disputa com base em irregularidades na concorrência. O processo licitatório foi, então, suspenso.

Trecho da Av. Ibirapuera onde é previsto a linha 5 lilás


"Se eu falo que vou continuar a obra, o MP pode me derrubar; se eu falo que não vou continuar a obra, que vou fazer um novo certame licitatório, os empresários que têm o contrato na mão podem entrar na Justiça pedindo a suspensão da nova licitação. Em torno de todo esse "indício" estamos parados há cinco meses", disse. De acordo com o secretário, o MP vai comunicar o jornalista para depor no dia 5 de maio.

Fonte: MetrôNews

sábado, 23 de abril de 2011

Trólebus completa 62 anos de vida


No último dia 22 de Abril o sistema trólebus completou 62 anos de vida no Brasil. Sua primeira linha ligava o bairro da Aclimação na Praça Polidóro até a Praça João Mendes no centro de São Paulo. Mais tarde se tornaria a linha 408A Machado de Assis - Cardoso de Almeida já com o itinerário estendido.


Os trólebus percorreram as ruas com altos e baixos, sempre ao sabor das administrações públicas. Vieram como alternativa ao consumo do petróleo, já foram perseguidos como vilão das ruas pela suas redes espalhadas "enfeiando" o centro histórico da capital paulista. Há quem diga que vieram para substituir os bondes.


Hoje os trólebus são símbolos do transporte sustentável. A própria administração municipal já admite isto, visto que até hoje não foi criado nenhum meio de transporte de baixa ou média capacidade que tenha a eficiencia dos ônibus elétricos. Entretanto este novo ressurgimento ainda é tímido, em relação a outros sistemas da europa por exemplo.


Que neste aniversário do trólebus a sociedade possa fazer uma reflexão sobre a mobilidade urbana, como parte do conceito de coletividade. Se temos em São Paulo um sistema de trólebus deficiente, é mais prudente brigar para conserta-lo, e não acabar com ele. Seria o mesmo que quebrar uma perna, e para acabar com o problema, arranca-la!


Trólebus quando usados em corredores podem ter o carregamento de média capacidade, cerca de 40 mil passageiros hora/sentido. Não emitem nenhum tipo de poluição na atmosfera. Duram 3 vezes mais que veículos a diesel. O mercado brasileiro possui técnologia para fabricação de trólebus, sem que se precise importar. 


Pense nisso!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Estação Pinheiros será Inaugurada dia 16 de Maio

No próximo dia 16 de Maio será inaugurada a Estação Pinheiros, da Linha 4 - Amarela do metrô, disse hoje o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Mas, a integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM só ficará pronta no dia 30 de junho. O secretário só não deu prazo para a extensão do horário de operação, que atualmente ocorre das 8h00 às 15h00. Ainda este ano é prevista a conclusão da primeira fase da linha com a entrada das 2 ultimas estações Luz e República.

Até 2014 o governo pretende terminar a segunda fase da Linha Amarela, com a implantação de mais cinco estações: Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Uma terceira fase, com paradas no Jardim Jussara e Taboão da Serra, está em fase licitatória e não tem previsão de término.


O projeto da Linha Amarela começou em 2001 e, na época, a estimativa era concluir as obras até 2006. Em 2007, já atrasada, a construção sofreu um acidente, com a abertura de uma cratera de 80 metros que matou sete pessoas. O Via Amarela, consórcio responsável pela construção e formado por CBPO, OAS, Alstom e Queiroz Galvão, atribuiu o problema ao excesso de chuvas.



Fonte: G1

Linha 1-Azul do Metrô-SP recebe primeiro trem modernizado

Chegou hoje (19/04) mais um trem reformado do Metrô, só que desta vez da linha 1 - Azul. Totalmente descaracterizada a antiga composição A15, de 1975, agora com ar condicionado e em Corrente Alternada. O Companhia deve reformar todas as composições antigas das linhas 1 e 3.


Reveja a matéria: Vem ai mais trens reformados do metrô


Composição chegando no Pátio Itaquera



Trem para reforma

Com a chegada de 3 composições para a linha 3, a K01, K07 e L26, o Metrô enviou a composição 310 para modernização em uma das empresas responsáveis pela reforma em 3 rios, no Rio de Janeiro. O Trem foi pela antiga ferrovia Central do Brasil. Veja algumas imagens da viajem do Cobrasma 310 pela ferrovia. As fotos, que diga-se de passagem são muito boas, são do portal Máfia CTC, uma página que traz diversas fotos sobre ferrovias. Acesse: http://www.mafiactc.com/site/







domingo, 17 de abril de 2011

7 maneiras de escapar do trânsito caótico de São Paulo usando a internet

Com a popularização da internet no Brasil, principalmente nos aparelhos celulares, a cada dia que passa surgem novos serviços para nós, cidadãos, tentarmos escapar de enormes filas seja em carros, ônibus ou até mesmo no metrô em baixo da terra. Nosso portal relacionou 7 maneiras de escapar do trânsito para chegar mais rápido em casa e ter uma melhor qualidade de vida:


Twitter


Talvez  a maneira mais eficaz de usar a internet para driblar os engarrafamentos é o micro-Blog Twitter. Diversos portais possuem seus perfis com informações diárias sobre a situação no trânsito. O Via Trolebus está no twitter e diariamente faz uma cobertura focada no transporte público. Siga-nos




Maplink

Site que contem mapas e gráficos da cidade de São Paulo atualizados com a situações das vias em tempo real. http://maplink.apontador.com.br/

Blog Estadão

O Estadão possuí um blog que traz também notícias do viário. Constantemente são postadas textos que fala sobre a situação nas ruas da capital paulista: http://blogs.estadao.com.br/transito/

Direto do Metrô

Para as pessoas que querem se antecipar e saberem o funcionamento das linhas metroviárias antes do acesso às estações, o Metrô disponibilizará em seu site o aplicativo “Direto do Metrô”, onde será possível ter um panorama em tempo real da operação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. O serviço de informação, além de ser consultado pelo site, também poderá ser acessado pelo celular com conexão à web, a partir da próxima terça-feira (dia 22/3), no endereço eletrônico www.metrosp.mobi, por meio do site “Metrô Mobile”, página que fornece informações para facilitar as viagens na região metropolitana. 

A nova facilidade será futuramente ampliada e sob a forma de um aplicativo conhecido como “widget” (componente de interface gráfica com o usuário que, neste caso, representa uma pequena janela que fica no Desktop) será disponibilizada para download e instalação em qualquer computador e também para celulares (ambos requerem conexão com Internet para consulta da operação comercial nas quatro linhas em tempo real). http://www.metro.sp.gov.br/




CET

A Companhia Engenheira de Tráfego possui uma página na web que traz informações atualizadas em tempo real das ruas de SP. No site da Companhia basta clicar em "Transito agora". Nesta página é possível ver um mapa dinâmico coma situação do trânsito. Do lado direito da página existe um ícone que é um cone listrado amarelo e preto. Clicando nele pode se ver uma lista com ocorrências que influenciam o trânsito no momento. Para saber o que se trata passe o cursor em cima da linha desejada. É possível ver por exemplo ocorrências como ônibus quebrado, acidentes com ou sem vítima, alagamentos e até defeito na rede de trólebus:


G1

A Globo, através do G1, também traz uma página que mostra como anda o trânsito em São Paulo através de mapas e gráficos: http://g1.globo.com/Noticias/Transito/0,,ABO0-7396,00.html 

SPtrans

Na página da São paulo Transportes pode ser ver a situação dos corredores de transportes clicando no link "Olho Vivo". É exibido a situação de todos as faixas exclusivas dos coletivos, além da velocidade desenvolvida pelo veículos no horário: http://sptrans.com.br/olho_vivo/




Música alta lidera reclamações de usuários na CPTM

Campanha: Doe um fone de ouvido para um Funkeiro e faça um ônibus feliz


Nesta semana o Portal Via Trolebus iniciou uma campanha na internet para conscientizar os usuários do sistema de ônibus e metro-ferroviário da região metropolitana de São Paulo a não ligar seus celulares para ouvir músicas sem o uso de fones de ouvidos. A prática, ainda que feita por poucos, causa incômodo geral, tornando as viagens ainda mais difíceis. 


Leia +


Passageiros escutando música sem fone de ouvido são o principal motivo de queixa dos usuários dos trens da CPTM. Segundo a companhia, a poluição sonora lidera a lista de reclamações, com 23% das denúncias por SMS (torpedo) recebidas pela companhia.



Com 4.700 torpedos, o primeiro trimestre deste ano registrou alta de 15% em relação ao mesmo período no ano passado. Desde 2008, quando o sistema começou a funcionar, a CPTM registrou mais de 16 mil denúncias. Depois da música alta, o maior motivo de reclamação é o comportamento inadequado de passageiros.


Denuncie


Quem encontrar irregularidades nos trens da CPTM e estações pode enviar mensagens do seu celular para o 7150-4949. A companhia também disponibiliza o 0800 055 0121 para reclamações. A CPTM pede que as denúncias venham com o máximo de informação, incluindo descrição  do infrator e dados de onde a irregularidade está sendo cometida. O nome do autor da denúncia não é divulgado.



No Metrô o “SMS-Denúncia” funcionará 24 horas por dia e o contato poderá ser feito pelo número 7333-2252. O novo serviço garante anonimato aos denunciantes e mais agilidade no atendimento.

Nos ônibus da SPTrans, as ocorrências  devem ser encaminhadas pelo serviço 156. Mas prepare-se para uma longa espera no atendimento, além da burocracia, neste caso especifico da prefeitura de SP

Linha de monotrilho da Zona Leste já “nascerá saturada”, diz vereador

Capacidade de transporte de passageiros do futuro sistema foi um dos principais temas da audiência pública que discutiu as obras da linha 2 verde. Metrô não enviou representante

As obras do monotrilho da linha 2 verde, que ligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, foram motivo da audiência pública realizada quarta-feira (13/4), na Câmara Municipal de São Paulo. Como a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) não enviou representante para participar do debate, os vereadores da Comissão de Política Urbana – órgão que convocou a audiência – fizeram vários questionamentos e alertas sobre o projeto que ficaram sem resposta.
Um dos principais pontos abordados na audiência foi a capacidade de transporte do futuro sistema. “A prefeitura diz que o monotrilho fará um carregamento de 40 mil passageiros por sentido/hora, podendo chegar a 48 mil”, lembrou o vereador Chico Macena (PT), antes de contestar: “Tenho pesquisado muito sobre o assunto e não existe, hoje, nenhum equipamento em uso no mundo que faça esse carregamento”.
Na visão do parlamentar, se a intenção da administração municipal é instalar um equipamento de monotrilho que ainda não existe, com a capacidade de transporte anunciada, o problema persiste. “Vamos partir para uma experiência na cidade de São Paulo?”, questionou.
Macena avalia que a demanda prevista pelo Metrô para a linha, de 500 mil viagens por dia, está subestimada. “O monotrilho vai custar mais caro que o previsto e já nascerá saturado”, alertou. Ele citou a obra que está sendo executada na Av. Anhaia Melo para criticar outra característica da via elevada. “O projeto urbanístico é horroroso, não é aquele desenho leve mostrado pelo Metrô em suas apresentações.”
Por fim, o parlamentar denunciou que no trecho 1 da linha, já em fase de construção, a exigência de compensação ambiental não está sendo cumprida e a legislação municipal sobre calçadas não foi respeitada. “A maioria das árvores plantadas, como medida compensatória para licenciar a obra, não sobreviveu e a empresa que trabalhou na área deixou calçadas com menos de 1 metro de largura”, relatou.
Segundo a assessoria de Macena, a região da Vila Prudente é a segunda com menor índice de área verde por habitante – a primeira seria a Subprefeitura da Sé. Além disso, a lei obriga que as calçadas tenham, no mínimo, 1,20 metro de área livre e, em locais de grande fluxo de pedestres, 1,50 metro.

O presidente da Comissão de Política Urbana, vereador Paulo Frange (PTB), registrou que o governo ainda não informou quantos moradores atingidos pelo projeto terão que deixar suas casas. “Não se sabe também como essas pessoas serão reassentadas.”
Frange citou ainda duas outras preocupações em relação ao monotrilho da região: o projeto irá impermeabilizar uma área de 11 mil metros quadrados do solo da cidade, que já é bastante impermeável, e não há estudos sobre o ruído do equipamento a ser instalado. “Como a região tende a se verticalizar e o veículo circulará a cerca de 30 metros de altura, é necessário discutir a possibilidade de se instalar barreiras para impedir ou minimizar o barulho”, sugeriu. Ambos parlamentares lamentaram a ausência do Metrô no debate.
O único representante da prefeitura a participar da audiência pública foi Hélio Neves, assessor especial da Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Ele explicou que a licença ambiental para o trecho 1 da linha do monotrilho, que terá 2,8 quilômetros, foi concedida pela Cetesb em 2008. “Depois disso, a responsabilidade foi delegada à secretaria”, informou.
Neves relatou que os trechos 2 e 3, que somam aproximadamente 20 quilômetros, ainda não tiveram a licença ambiental aprovada. “Foram realizadas três audiências públicas, uma em cada subprefeitura por onde passará a linha, mas o relatório do impacto ambiental e as possíveis medidas mitigadoras e compensatórias não foram decididas pelo Cades [Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz].” Ele acrescentou que não há prazo para isso ocorrer.
O assessor especial garantiu que as questões e sugestões feitas pelos vereadores relacionadas ao meio ambiente serão levadas à secretaria. Pouquíssimas pessoas participaram do evento e nenhuma delas solicitou a palavra para debater o tema.
Por Airton Goes