quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Trólebus antigos e modernos marcaram presença no aniversário de SP

No último dia 25 de Janeiro, seguindo a tradição de anos, o Movimento Respira São Paulo com o apoio do Portal Via Trolebus, e também a prefeitura da cidade de SP, a SPtrans, a EMTU e a Metra, promoveram um passeio turístico no centro da capital paulista a bordo de um trólebus.


Gente de todo o Brasil viajou nos ônibus elétricos onde um Guia explicava os principais pontos históricos, culturais além das curiosidades que são novidades até para os paulistanos que sempre passam apressados pela região..


Frota:


A empresa Himalaia disponibilizou 4 trólebus, sendo que 3 deles da sua frota mais moderna com piso totalmente rebaixado e corrente alternada, e o outro, um exemplar remanescente da frota da antiga linha "Circular Central". A Metra disponibilizou mais 3 veículos sendo eles um do ano de 1979, com o prefixo 7213, que fez muita gente se lembrar da CMTC, empresa municipal que operou todo o sistema por ônibus de SP desde a década de 40 até meados de 1993. Estiveram também mais 2 trólebus com piso rebaixados, sendo um deles todo estilizado com a frase "Veículo 100% Elétrico - Poluição Zero". Estes veículos da Metra operam no chamado corredor Verde, uma via exclusiva  para trólebus no ABD Paulista.


Esteve também presente o trólebus clássico Grassi-Vilares, que ficou estático e abrigou a exposição Trólebus 10 Poluição 0 promovida pelo Movimento Respira São Paulo.


Fotos do Evento:












Repercussão na imprensa:


O Evento foi noticiado em várias mídias, portanto teve record de público:


TV Globo: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/01/passeio-de-trolebus-pelo-centro-e-uma-das-atracoes-do-aniversario-de-sp.html
Blog Ponto de Ônibus: http://blogpontodeonibus.wordpress.com/
TV Gazeta
Tv Tribuna: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=76063&idDepartamento=8&idCategoria=0




quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Passeio de trólebus no aniversário de SP

Seguindo a tradição, neste ano no dia 25 de Janeiro o passeio intitulado "O coração da Cidade da janela de um Trólebus". Uma volta pelo centro histórico da cidade, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé, dentro de um ônibus elétrico. Este é um dos presentes que São Paulo oferece aos paulistanos em seu aniversário, no próximo dia 25, das 9h às 16h.

O ponto de partida será o Páteo do Colégio, origem da cidade de São Paulo. A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda aos paulistanos as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria diária. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história da cidade.

O Trólebus em SP
A cidade de São Paulo foi pioneira no uso do trolebus no Brasil. Inaugurou sua primeira linha em abril de 1949, fazendo o percurso Aclimação-Praça João Mendes. O sistema trolebus é um patrimônio da cidade e este percurso histórico e ecológico constitui também homenagem aos seus 62 anos da existência na capital.



O trolebus é um veículo limpo, de baixo ruído, silencioso, confortável (sem trancos), com velocidade adequada para o tráfego urbano e, sobretudo, não emite gases prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Ou seja: apresenta ganhos em mobilidade, conforte na viagem e redução com os gastos em saúde pública.

A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans, e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos – através da EMTU/Metra-, da Himalaia Transporte Ltda, da AES Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropoliana, do Pateo do Colegio e da Ong Respira São Paulo.


Metrô, CPTM e EMTU Fazem campanha para vítimas das enchentes


Desde  a última quarta-feira, dia 19, os Terminais Metropolitanos de ônibus passarão a receber donativos para as vítimas das chuvas que assolam a região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

A Campanha organizada pela EMTU/SP, Metrô e CPTM conta com a parceria da concessionária Metra – empresa que opera e administra os Corredor Metropolitano de trólebus São Mateus-Jabaquara e Diadema-São Paulo.

Os interessados em colaborar podem doar roupas, alimentos não perecíveis (embalados em caixas, latas ou sacos e que não sejam refrigerados) e material de higiene pessoal, incluindo fraldas descartáveis, até o dia 2 de fevereiro.

As caixas coletoras estarão localizadas nas estações mais movimentadas do sistema metro-ferroviário e nos terminais metropolitanos do Corredor ABD da EMTU (São Mateus – Jabaquara), numa parceria entre a EMTU e a Concessionária Metra, operadora do Corredor ABD.

Cada posto de coleta terá duas caixas, uma para doações de peças de vestuário e outra para receber alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Os produtos arrecadados serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Governo e de Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), que os enviará às comunidades atingidas pelas chuvas nos municípios paulistas e na região serrana.

Pontos de arrecadação de donativos:

EMTU/Metra
Terminal Metropolitano São Mateus: av. Adélia Chohfi, 100 – Jd. Vera Cruz - São Paulo
Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo: R. Domingo Ballotin, s/nº - Centro – S. B. C.
Terminal Metropolitano Santo André Leste: R. Itambé, s/nº - Centro - Santo André
Terminal Metropolitano Santo André Oeste: R. Visconde de Taunay, s/nº - Centro – Sto. André
Terminal Metropolitano Piraporinha: Av. Piraporinha, altura do nº 1.956 - Piraporinha - Diadema
Terminal Metropolitano Diadema: Av. Conceição, 7.000 – Pq. Mamede - Diadema
Terminal Metropolitano Sônia Maria: R. Ataulfo Alves, s/nº - Jardim Sônia Maria - Mauá
Terminal Metropolitano Ferrazópolis: R. Pedro Henry, 250 - Vila Olga- São Bernardo do Campo
Terminal Metropolitano Jabaquara: Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre as ruas dos Comerciários e Nelson Fernandes) - Jabaquara (ao lado do Terminal Rodoviário do Jabaquara)


STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos)
Prédio Administrativo – Cidade II, Rua Boa Vista, 175 - Centro

METRÔ
Estação Sé: Linhas 1-Azul e 3-Vermelha
Estação Paraíso: Linhas 1-Azul e 2-Verde
Estação Tucuruvi: Linha 1-Azul
Estação Tatuapé: Linha 3-Vermelha

CPTM
Estação Barra Funda: Linha 8-Diamante
Estação Santo Amaro: Linha 9-Esmeralda
Estação Luz: Linha 10-Turquesa
Estação Brás: Linha 11-Coral


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sérgio Avelleda é nomeado novo Presidente do Metrô

Sérgio Avelleda que foi o Presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre 2007 e 2010 foi nomeado agora pouco (12/01) como novo presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo- Metrô. O Atual Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, já havia anteriormente adiantado a nossa equipe que gostava do trabalho de Avelleda, e públicamente fez o anuncio mencionando o salto na qualidade da empresa, tais como modernização, expansão e melhoria na qualidade dos serviços.







No lugar de Avelleda assume novamente Mário Manoel Seabra Rodrigues Bandeira que foi Presidente da CPTM na gestão de Geraldo Alckmin no período de 2003 á 2006.