sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Via Trolebus de férias

O Portal Via Trolebus deseja a todos um feliz natal e um 2011 repleto de realizações.
Informamos que do dia 26 de Dezembro ao dia 03 de Janeiro estarão fora do ar nossa atualização diária nas rede sociais, no Twitter e Facebook.



Boas festas!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Copa X Mobilidade Urbana

Ao longo do ano de 2010 após o anuncio da Fifa que o Brasil vai sediar a copa do mundo 2014 o tema transporte público vem ganhando grande destaque na mídia, recheados de promessas dos políticos que sempre apresentam uma solução mirabolante a este assunto que sempre foi uma pedra no sapato destes nossos dirigentes.


O BRT (Bus rapid transit, termo técnico usado para os corredores de ônibus segregados, similar ao Expresso Tiradentes) foi o modal que grande parte das cidades sedes da Copa optaram em seus projetos de infraestrutura de mobilidade. São Eles: Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.








Já o VLT foi escolhido também em Brasilia e Fortaleza além do projeto da linha 17-Ouro em São Paulo que ligará o sistema metro-ferroviário ao Aeroporto de Congonhas. Ainda na capital paulista fala-se em Expansão da linha 5 lilas da estação Adolfo Pinheiros que já está em obras até a Chacará Klabin, e também a ligação Vila Prudente-Tiquatira, que seria nada mais que um prolongamento da linha 2 até o bairro da Penha, mas o Metrô denominou este trecho como linha 15-Branca. É importante dizer que o Governo do Estado de São Paulo pretende entregar até 2014 a 2º fase da linha 4 - amarela, completando a ligação por trilhos entre Vila Sônia e Luz.


Porem pouco se fala de uma requalificação urbana por onde tais projetos serão implantados. Nenhum dos BRT's ou VLT's acima mensionados citam qualquer reformulação urbanística ao longo do traçado. Estas ações são tão importantes quanto o próprio corredor de ônibus já que trazem desenvolvimento econômico para a região, mais emprego e conseqüentemente uma nova configuração nas viagens diárias, evitando assim por exemplo as cidades dormitórios. Muitas destas cidade já expandiram seus limites geográficos, entretanto possuem muitas vias com aspecto urbano degradados. Redes de Ciclovias também não podem ser esquecidas já que este tipo de modal vem crescendo nos últimos anos.








Antigos projetos de metrô em muitas destas cidades mais uma vez foram esquecidos, sobre o argumento de que as implantação dos BRT's são mais rápidos além do menor custo, o que não deixa de ser uma verdade. Mas vale lembrar no exemplo de Curitiba, que apesar de possuir um sistema de BRT referência em todo o mundo, já cogita a construção de linhas de metrô para suprir a crescente demanda...






Fonte: Peter L. Alouche / Foto de Curitiba: Luciano Roncolato - Portal Interbuss / Foto do trolebus Caio da Metra: Samuel Tuzi