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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Mundial sem carro

Nesta quarta feira, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, iniciativa que visa promover o uso do transporte público, ou da bicicleta, ou até da caminhada a pé, afim de se ter uma cidade com o ar mais aceitável. 
São Paulo é a sexta cidade mais poluída do mundo. Os Paulistanos gastam em média 2h42min por dia ou 41 dias no ano em engarrafamentos, e a expectativa de vida os moradores da capital paulista é em média 2 anos a menos do que uma pessoa que vive na zona rural, tudo isso por conta dos poluentes, sendo que 64% destes, é só pelo uso de transportes à diesel e a gasolina.




O problema do trânsito em São Paulo, é mais sério do que se pensa. O Simples fato de se estar parado numa fila em uma avenida causa um grande desperdício de dinheiro e tempo, sem contar na poluição emitida pelo veículo. A partir dessa poluição, é causado o agravamento de doenças respiratórias, que acabam elevando o custo no cuidados de doentes. Estudos apontam que a cidade já amargou 1 trilhão de reais (1000000000000), da década de 50 até os dias de hoje, por conta dos grandes engarrafamentos.

A solução está no transporte integrado.

Não é novidade que a solução para todo esse problema está no transporte coletivo, desde que essa rede atenda e supra as necessidades do usuário. Ninguém, por exemplo vai deixar seu carro e enfrentar 2 horas em um ônibus lotado, que disputa o espaço com outros coletivos e carros de passeio. A solução está no transporte integrado.
A integração que vai desde o uso da bicicleta em ciclovias devidamente sinalizadas nos bairros mais distantes, até a linha no sistema metrô-ferroviário que pode levar de 40 a 80 mil usuário/hora/sentido.





terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bem Vindo à nova Estação Tamanduateí

Nesta terça feira, foi entregue à população a nova estação Tamanduateí, que fará integração entre CPTM, Metrô e EMTU. Em primeiro momento, a estação do metrô permanece em operação assistida junto com Vila Prudente, para testes de sistemas e equipamentos. Já a da CPTM funciona em horário integral. Confira como será esse esquema de integrações nesse período com horário reduzido:

- CPTM: Todos os dias, das 4h às 24h.
- Metrô: Operação assistida - Todos os dias, incluindo finais de semanas, das 8:30h às 17h00
- Ponte Orca (Tamanduateí- Sacomã) - Das 4h40 às 8:30h e das 17h00 às 21h, exceto feriados.
- EMTU: Linhas integradas com a estação, contendo desconto de R$0,65 na integração. São elas:
562TRO - São Caetano do Sul (JD São Caetano) - Estação Tamaduateí
018TRO - Sto André (príncipe de Gales) - Estação Tamaduateí
047TRO - Sto André (Vila Palmares - Estação Tamaduateí (Via Centro de São Caetano)

Por enquanto não existe data para o término da operação assistida da linha 2 verde. Segundo algumas informações desencontradas, umas dizendo que em dias o metrô operaria em horário integral, e outras dizem que demoraria meses...

Fotos:




segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estação Tamanduateí será Inaugurada nésta terça feira

Está marcado para amanha dia 21, às 11 da manhã, a Inauguração da estação Tamanduatéi, da linha 2 - Verde do metrô. É nesta estação que terá a integração entre o Metrô e a CPTM atravéz da linha 10 - Turquesa.



Com essa nova parada, moradores do ABC Paulista poderão ir à região da avenida Paulista com uma grande economia de tempo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Presidente da CPTM em bate papo com o Portal Via Trolebus

Nesta quinta feira Sérgio Aveleda, presidente da CPTM recebeu a equipe do Portal Via Trolebus. Em conversa, Aveleda gentilmente deu uma pincelada sobre a modernização da empresa, da frota e do serviço prestado nas 6 linhas de trem que além da capital paulista, atendem outros 21 municípios. A CPTM vêm ao longo dos últimos anos aumentando a demanda de passageiros com aquisições de novas composições, e a redução de intervalo com a troca das sinalizações nas linhas.

Novas Sinalizações

Linha 8 - Diamante (Júlio Prestes - Itapevi), linha 10 - Turquesa (Luz - Rio Grande da Serra) e linha 11 - Coral (Luz - Estudantes) todas estas receberão o sistema de sinalização chamado CBTC (Comunications-Based Train Control). É o que há mais de moderno no mundo que permite a aproximação dos trens até 15 metros de distância um do outro.

- Linha 7 -Rubi (Luz - Jundiaí) , linha 9 - Esmeralda (Osasco - Grajaú) e linha 12 - Safira (Brás - Calmon Viana) devem receber o ATC, o mesmo sistema presente atualmente nas linhas 1, 2, 3 e 5 do Metrô (exceto o trecho Sacomã à Vila Prudente da linha 2) que devem reduzir a atual distância de até 600 metros entre trens para 150 metros.

Novos trens

Além disso a CPTM já fechou a compra de cerca de 93 trens novos, sendo que cerca de 10 já operam nas linhas 7, 11 e 12. Serão 48 trens em um lote assinado com a Caf da série 7000, mais 36 da mesma empresa para linha 8 através de uma Parceria Público Privada (PPP) e mais 9 trens da empresa Alston.


Todas essas ações que a CPTM vêm fortemente desenvolvendo, levam cada vez mais a empresa ao mesmo padrão do Metrô de SP, companhia esta que têm a qualidade reconhecida em todo o mundo.

Expresso Turístico

Aveleda disse ainda sobre um novo roteiro do Expresso Turístico para São Roque. Vale lembrar que nesse final de semana, a Vila de Paranapiacaba receberá pela 1º Vez o trem turístico. Falando na Vila, perguntamos sobre uma possível extensão operacional da linha 10 até Parapiacaba. Sérgio Aveleda diz que há intenção no futuro de realizar algumas partidas em horário de pico, porem é necessário rede aérea no trecho.

Trem de Guarulhos

Aveleda nos contou que o projeto da linha 13 - Jade está nos planos da Companhia, porém entre os trechos Tiquatira ao Parque Cecap em Guarulhos. Antes a linha 13 estava vinculada ao expresso aeroporto (linha 14 - Ônix).

Trem de Carga X Trem Metropolitano
Sérgio Aveleda lembrou os atrasos que as linhas da CPTM enfrentam diariamente por compartilhar a via com trens cargueiros. Ele nos adiantou que uma destas empresas , a MRS deve construir uma ligação de Manuel Feio até Suzano. A Partir daí as composições de carga terão a opção de utilizar o ramal entre Suzano até Rio Grande da Serra, em direção ao Porto de Santos, sem ter que cortar a capital.


No final do bate papo, Marcos Galesi, integrante do Movimento Respira São Paulo, entregou um certificado à Aveleda em reconhecimento aos serviços prestados pela CPTM, e pela importância da companhia nos transportes eletrificados sustentáveis na região Metropolitana de São Paulo







Linha 4 deve ter mais 2 estações até o final do ano

A mais jovem linha de metrô paulistano, deve receber mais 2 novas estações até Dezembro: Pinheiros que fará conexão coma  linha 9 - Esmeralda da CPTM e Butantã. Atualmente a Via Quatro, concessionária da linha, opera o trecho entre as estações Paulista e Faria Lima em horário reduzido das 9:30 às 15 horas, porém com a entrada destas duas novas estações, este horário deve ser ampliado.

Fotos das obras da estação Pinheiros nessa semana (clique na foto para ampliar):

 


Foto do interior da estação. Imagem extraída do site do Metrô :


Linha foi progetada nos anos 40
O traçado da Linha 4 - Amarela esteve presente em todos os estudos para implantação do metrô em São Paulo desde então. Seu traçado se consolidou em 1968, quando dos estudos iniciais para implantação da atual rede de metrô, recebendo, naquela ocasião, o nome de "Linha Sudeste-Sudoeste". Em forma de "parábola", conectaria os bairros de Pinheiros e Sacomã, passando pelo Centro, cortando a linha Leste-Oeste do Metrô nas estações República e Pedro II. 
A consolidação do projeto ocorreu apenas em 1993, quando o primeiro projeto básico foi elaborado, já não constando mais o trecho Sudeste, incorporado a outras diretrizes de expansão do metrô e melhorias dos trens metropolitanos. A construção do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila), projetado na gestão do prefeito Celso Pitta e com o primeiro trecho entregue em 2007, reforçou ainda mais a intenção de se construir a Linha 4 somente no vetor sudoeste da cidade, a partir da estação da Luz.

Plataformas de integração chegaram a ser construídas nas estações República e Pedro II, mas não foram utilizadas. As plataformas da estação República, construídas na década de 1980, prevendo-se outra configuração da Linha 4, foram demolidas para a passagem da tuneladora, equipamento que construiu o túnel da Linha 4 entre as estações Faria Lima e Luz; a da estação Pedro II transformou-se em um depósito. 
Ainda na década de 1990, o Metrô cogitou levar a Linha 4 até a Estação Tatuapé, com a intenção de desafogar a Linha 3 - Vermelha. Esta ideia foi descartada, tendo sido substituída por uma possível expansão da Linha 2 - Verde até a referida estação, idéia também abandonada em seguida.
Fonte: Wikipédia

Metrô SP: Linha 1 recebe nova composição

Começou rodar essa semana o 1º dos 7 novos trens da empresa Caf na linha 1-Azul do metrô Paulistano, composição H-52. Outras 2 composições idênticas a esta, H-53 e H54 já estão em testes nos pátios de manobras e manutenção do metrô , e em algumas semanas entrarem em operação.



O restante da frota de 51 trens que operam na linha passarão por reformas no sistema de tração, e também vão contar com inovações , como ar condicionado, iguais aos novos. 2 Composições já estão em reforma.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Linha 408A com alteração de Itinerário neste domingo

No próximo dia 12 a linha 408A/10 Machado de Assis – Cardoso de Almeida (Circular) terá seu trajeto alterado das 6h30 às 11h de vido à corrida de Rua do Pacaembú, Zona Oeste. A SPTrans vai alterar os itinerários de mais oito linhas de ônibus que trafegam pela região, durante a realização do evento.

Acompanhe:

Sentido único: normal até a Rua Aracajú, Pça. Vilaboim, retorno, Pça. Vilaboim, Rua Piauí, prosseguindo normal.


Mais informações ligue 156
Foto gentilmente cedida por Samuel Tuzi